Executivo institui grupo interinstitucional para enfrentar a desinformação acerca das alterações climáticas

A estrutura engloba 12 ministérios e busca consolidar a comunicação pública fundamentada na ciência; o foco abrange o combate à desinformação e o apoio a jornalistas e pesquisadores.

23/06/2025 13:21

2 min de leitura

SP - ONDA DE CALOR/SÃO PAULO - GERAL - Termômetro de rua marca entre 45 e 46°C, na tarde desta segunda-feira (17), na rua Vergueiro, próximo à Estação Ana   Rosa do Metrô, zona sul de São Paulo.    17/02/2025 - Foto: RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
SP - ONDA DE CALOR/SÃO PAULO - GERAL - Termômetro de rua marca e...

O governo federal oficializou nesta segunda-feira (23) a criação do Comitê Informação e Clima Brasil, uma estrutura interministerial que terá como objetivo principal combater a desinformação sobre as mudanças climáticas no país. A iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União e integra os esforços do Brasil na chamada Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre o Clima, lançada durante fóruns internacionais como a COP28.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Catorze ministérios participarão diretamente das ações, com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) à frente da coordenação geral, em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores, que atuarão como co-coordenadores. Além da estrutura governamental, o comitê contará com o apoio de universidades, organizações da sociedade civil e entidades ambientais, que formarão uma Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima.

O comitê realizará reuniões trimestrais, podendo convocar reuniões extraordinárias sempre que for necessário. A estrutura também incluirá um Subcomitê Executivo e até dez Câmaras Temáticas, com foco em áreas como jornalismo climático, redes sociais, educação, saúde pública e resposta a desastres.

Leia também:

Entre as principais atribuições estão:

Financiar projetos de reportagem científica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reforçar a educação midiática.

Proteger cientistas, jornalistas e ambientalistas que trabalham na divulgação de informações sobre o clima.

Acompanhar e combater a propagação de notícias falsas, notadamente em períodos de desastres naturais e eventos climáticos extremos.

O governo afirma que a nova comissão também terá um papel estratégico na consolidação da posição do Brasil nas negociações climáticas internacionais, com ênfase na preparação para a COP30 , que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

O anúncio se dá em face do incremento da disseminação de conteúdos falsos acerca das mudanças climáticas nas redes sociais e reafirma o compromisso do governo com uma comunicação pública fundamentada em evidências científicas.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.