Executivo e Legislativo não conseguem consenso em relação ao Imposto sobre Operações Financeiras; a decisão final será tomada pelo Supremo Tribunal Federal

A decisão judicial suspendeu os decretos do Executivo e do Congresso relacionados ao assunto, buscando uma solução amigável.

15/07/2025 22:53

1 min de leitura

Executivo e Legislativo não conseguem consenso em relação ao Imposto sobre Operações Financeiras; a decisão final será tomada pelo Supremo Tribunal Federal
(Imagem de reprodução da internet).

A audiência de conciliação, conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encerrou sem acordo, para tratar dos decretos que modificam a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A reunião, realizada na terça-feira (15), contou com a presença de representantes do governo federal, do Congresso Nacional, do Ministério Público Federal e dos partidos PL e Psol. O objetivo de Moraes era alcançar um entendimento político antes de decidir judicialmente sobre as ações em curso: duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 7827 e 7839) e uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC 96).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de reconhecerem o esforço do STF pelo diálogo, os participantes manifestaram a preferência por aguardar a decisão da Corte. Inicialmente, em julho, Moraes suspendeu tanto o decreto do presidente Lula que aumentava o IOF em operações de crédito quanto o decreto legislativo do Congresso que revogava a medida do Executivo.

Diante do impasse, caberá ao Supremo Tribunal Federal determinar o resultado do caso, que evidencia mais uma disputa entre o Palácio do Planalto e o Legislativo em relação à política fiscal e à competência para legislar sobre tributos.

Leia também:

Fonte por: Brasil de Fato

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.