O Governo e a Prefeitura do Rio de Janeiro decretaram três dias de luto oficial em razão do falecimento da cantora e produtora Preta Gil, aos 50 anos, na segunda-feira (20.jul.2025). A artista enfrentava um câncer desde 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governador Cláudio Castro (PL-RJ) publicou o decreto em uma edição extra do Diário Oficial do Estado. Consulte o documento na íntegra (PDF – 843 kB).
Castro afirmou que, por meio de sua arte e autenticidade, Preta Gil representou um símbolo de representatividade em defesa de diversas causas sociais. Ele destacou que a cantora foi um exemplo de coragem, luta, força e dignidade na batalha contra o câncer, enfrentando-o abertamente e inspirando inúmeras pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governador prestou homenagem ao artista nas redes sociais. “Neste momento de dor, me solidarizo com o pai, Gilberto Gil, com toda a família, amigos e admiradores”, escreveu.
A Prefeitura do Rio lamentou o falecimento de Preta Gil e decretou luto oficial de três dias. O prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) afirmou: “Raramente conheci alguém que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades por onde passasse. Que tristeza ver uma pessoa assim se despedir”.
LEIA TAMBÉM!
Nas redes sociais, Paes também manifestou seu pesar. “D aquelas coisas que deviam ser proibidas de acontecer”, escreveu o prefeito no X. “Que Deus possa confortar o coração dos fãs, da enorme legião de amigos dela, dos familiares e especialmente deste grande cara, meu amigo @gilbertogil. Toda força do mundo para vocês! Valeu @PretaGil, não vamos te esquecer!” , disse.
Preta Gil encontrava-se nos Estados Unidos desde maio, submetida a um tratamento experimental para o câncer de intestino, detectado em janeiro de 2023. Ela deixou um filho, Francisco Gil, de 30 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 9 anos.
Fonte por: Poder 360
