Executivo de Trump critica Moraes e afirma existência de “deterioração” dos direitos humanos no Brasil

Relatório aponta supostos problemas como ‘tortura’ e ‘tratamentos ou penas cruéis’.

12/08/2025 16:13

2 min de leitura

Executivo de Trump critica Moraes e afirma existência de “deterioração” dos direitos humanos no Brasil
(Imagem de reprodução da internet).

O governo dos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira, 12, que a situação dos direitos humanos no Brasil “se deteriorou” em 2024 e acusou o governo brasileiro de reprimir a “expressão dos simpatizantes” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação inclui um relatório anual de direitos humanos, revisado pelo Departamento de Estado para refletir as prioridades do presidente norte-americano, Donald Trump, em política externa.

O Palácio da Alvorada acusa o Brasil, durante o governo do presidente Lula (PT), de realizar uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que será levado ao julgamento no Supremo Tribunal Federal por liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

Leia também:

A investigação relativa à trama golpista foi uma das motivações de Trump para impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e sancionar o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O relatório norte-americano indica que tribunais brasileiros impediram o acesso à informação nas redes sociais. Em 2024, Moraes suspendeu temporariamente o X no Brasil, até que a empresa do bilionário Elon Musk atendesse às determinações judiciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro também determinou a suspensão do Rumble, plataforma de vídeos conhecida entre a extrema-direita, devido à sua recusa em bloquear a conta do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que reside nos Estados Unidos e é considerado foragido no Brasil.

De acordo com Washington, Brasília também reprimiu manifestações “polaticamente prejudiciais” sob a alegação de que se tratavam de “discurso de ódio”.

Entre os problemas de direitos humanos apontados no relatório incluem a tortura ou tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, prisões ou detenções arbitrárias e restrições graves à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa.

O governo de Donald Trump ignorava ou desconhecia os elementos fornecidos pela Polícia Federal que corroboravam a acusação da Procuradoria-Geral da República na trama do golpe.

Em dezembro passado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou as alegações finais ao STF e reiterou o pedido de condenação de Bolsonaro e dos demais sete réus do núcleo crucial da trama. Para o Ministério Público, o ex-presidente era “o principal articulador, maior beneficiário e autor dos atos mais graves” contra a democracia.

(Com informações da AFP)

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)