Executivo da Nvidia destaca avanços em inteligência artificial da China

O diretor executivo da Nvidia, a maior fabricante de chips dos Estados Unidos, declarou que empresas chinesas são “um catalisador do progresso”.

16/07/2025 9:53

2 min de leitura

Executivo da Nvidia destaca avanços em inteligência artificial da China
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente e co-fundador da Nvidia, Jensen Huang, fez elogios nesta quarta-feira (16 de julho de 2025) aos modelos de IA (inteligência artificial) produzidos na China. O diretor executivo da fabricante de chips norte-americana afirmou que as empresas chinesas alcançaram sucesso ao incorporar a inteligência artificial em seus negócios, o que as transformou em empresas “de nível mundial”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Huang participou, pela primeira vez, da Cisice (Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China), em Pequim. O executivo declarou que o avanço dos modelos de inteligência artificial será o futuro da indústria global e que a China atua como um “catalisador do progresso” ao desenvolver modelos de IA de código aberto – em que o código-fonte está disponível gratuitamente para qualquer pessoa.

A inteligência artificial de código aberto da China atua como um motor para o avanço global, oferecendo a todos os países e setores a chance de participar da revolução da inteligência artificial, afirmou Huang em seu discurso na Cisce, em Pequim.

Leia também:

Huang, nascido em Taiwan e residente nos Estados Unidos desde a infância, participou da Cisce pela primeira vez. A Nvidia possui negócios com várias empresas de tecnologia chinesas, porém, foi envolvida nas restrições comerciais impostas pelos EUA em relação à China.

A Nvidia foi autorizada a retomar as vendas do chip de inteligência artificial H20 na China na segunda-feira (14 de julho). A decisão reverte o bloqueio imposto em abril deste ano, que gerou prejuízos bilionários à empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A liberação da restrição ocorreu após uma reunião de Huang com o presidente Donald Trump (Republicano). Naquele encontro, o executivo argumentou que a Nvidia deveria prosseguir com negócios na China para aproveitar o talento regional em IA.

O diretor executivo também defendeu que a autorização das vendas globais da empresa reforçaria a posição dos Estados Unidos para liderar o mercado de IA em relação a concorrentes, incluindo a Huawei.

A autorização das vendas não decorreu da habilitação de persuasão do CEO. Na terça-feira (15 de julho), o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, declarou à Reuters que a autorização faz parte das negociações dos Estados Unidos sobre terras raras chinesas.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.