Executivo da 3M compartilha 4 passos para se tornar um bom vendedor

Brasileiro relata como vendas impulsionaram carreira em gigante americana de US$ 35 bilhões que reinventa o uso do papel na era digital.

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(Imagem de reprodução da internet).

O Coração do Negócio: A Importância do Vendedor Moderno

“Os vendedores precisam ter mais protagonismo dentro das empresas. Somos o coração que dita o ritmo comercial e a vida do negócio”, afirma Cristian Arriagada, Vice-Presidente de Consumo da 3M para a América Latina. A frase, proferida no Dia do Vendedor, ressalta a vital importância do profissional de vendas no cenário empresarial atual, especialmente em uma empresa como a 3M, que se dedica à inovação e produção de produtos como Post-it, fitas adesivas e soluções para diversos setores.

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4 Dicas para um Vendedor de Sucesso

Arriagada, com 26 anos de carreira na 3M, compartilha quatro pilares para o sucesso no mundo das vendas. A primeira é a capacidade de improviso e escuta, aprendida na experiência em um estúdio de TV a cabo, onde a dinâmica da conversa e a negociação se tornaram ferramentas essenciais. A segunda dica é manter a visão de longo prazo, construindo relacionamentos duradouros e pensando no futuro das parcerias. A terceira é estar onde o público está, adaptando-se aos novos canais de venda, como o TikTok Shop, além de explorar o e-commerce e as redes sociais.

A Criatividade como Ferramenta

A quarta e última dica é ser criativo, pois o vendedor não se limita a “jogar com as palavras”, mas sim a entregar soluções personalizadas. No caso da 3M, a empresa que produz Post-it e fita crepe, precisa se reinventar em um mundo que utiliza menos papel e mais internet. O VP de consumo da 3M acredita que o post-it, antes usado apenas para lembretes, hoje também é visto como forma de expressão e afeto, e a fita adesiva volta a ganhar espaço como sinal de cuidado. “Vender é mais do que mover produtos: é criar conexões duradouras entre pessoas, marcas e histórias.”

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A 3M: Uma Empresa Global com Raízes no Brasil

Fundada em 1902, a 3M é uma empresa global com atuação em 50 países e um faturamento de US$ 35,4 bilhões em 2021. No Brasil, a operação iniciou suas atividades em 1946, em Campinas (SP), empregando cerca de 3.000 funcionários e faturando R$ 5,2 bilhões em 2024. A empresa possui três fábricas e um Centro Técnico de Clientes, com foco em diferentes linhas de produção, incluindo abrasivos, adesivos, fitas, automotivo, filmes refletivos, produtos elétricos, respiradores e fitas refletivas.

A 3M investe fortemente em inovação, com 184 patentes registradas no Brasil e um investimento global de US$ 1,1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento em 2024, além de lançar 169 novos produtos e obter 1.429 patentes no último ano.

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Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

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