Executivo busca incentivar a implantação de data centers na região Nordeste
Igor Marchesini, assessor especial do ministro da Fazenda Fernando Haddad, defendeu que o Nordeste possui grande disponibilidade de energia renovável, e…

O governo avalia a criação de incentivos para a implantação de data centers na região Nordeste , conforme declarado pelo assessor especial do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em terça-feira (24). A medida provisória que contempla isenções fiscais para investimentos em tecnologia da informação nesses empreendimentos no país já se encontra na Casa Civil e será encaminhada ao Congresso em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Energy Summit 2025, no Rio, Marchesini defendeu que o Nordeste possui grande potencial de energia renovável, elemento chave para a construção de data centers, ainda que a região também apresente elevada desigualdade econômica.
O projeto do presidente Lula e dos ministros é de redução da desigualdade de forma geral, e acreditamos que faz sentido ter políticas para diminuir essas desigualdades, afirmou. Estaremos avaliando sim instrumentos que incentivem a colocação desses equipamentos no Nordeste.
Leia também:

CNU 2025: Descubra os cargos com os salários iniciais mais altos

Bloco BRICS analisa a possibilidade de estabelecer uma “moeda comum” entre seus membros

Agência Moody’s revisa para negativo o cenário de perspectiva de risco de países soberanos
O assessor identificou grande potencial de expansão do segmento de data centers no Brasil nos próximos anos. Ele afirmou que a procura para o setor é estimada em três vezes a capacidade instalada no país.
Grande parte do processamento de dados no Brasil ocorre em outros países, notadamente na Virgínia, nos EUA, adicionando que “essa concentração no exterior é motivo de preocupação”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Haddad já declarou que o projeto para atrair a implantação de data centers considerará os impactos da reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional, que reduzirá a carga de impostos sobre investimentos no setor. O ministro esteve na Califórnia, nos Estados Unidos, em meados de abril para apresentar o plano e tem anunciado a proximidade da criação de Medida Provisória sobre o assunto.
Marchesini espera que o projeto de lei seja aprovado ainda em 2024. “Foram nove meses de discussão sobre a MP… está tudo pronto para ir.”
O assessor afirmou que as condições do Brasil são difíceis de superar, devido à ausência de terremotos, à escassez de desastres naturais, à matriz energética limpa e a um sistema elétrico interligado.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.