Governo federal e setor mineral se reuniram com autoridades canadenses para discutir acordos comerciais na mineração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Promoção das Exportações, Comércio Internacional e Desenvolvimento Económico do Canadá, Maninder Sidhu, participaram de duas reuniões.
Os dois trataram da elaboração de um memorando de entendimento para cooperação mútua em setores como mineração, energia, combustíveis renováveis e desenvolvimento sustentável de recursos naturais.
LEIA TAMBÉM!
O documento estabelece a criação de um comitê gestor e de grupos de trabalho temáticos relacionados aos minerais críticos.
O ouro é o principal produto exportado do Brasil para o Canadá. Minérios de cobre e de alumínio também se destacam entre os dez itens mais vendidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adicionalmente, o Canadá é um dos países com o maior número de empresas de mineração no Brasil. Pelo menos 30 empresas canadenses operam no setor. Dentre elas, a gigante Kinross, uma das líderes na produção de ouro no país. Diversas dessas empresas também são listadas na Bolsa de Toronto.
O Ibram organizou a segunda reunião com o objetivo de unir os setores público e privado. O evento contou com a participação de mais de 50 representantes de empresas e associações de mineração dos dois países, concentrando-se em minerais críticos e estratégicos.
Do lado canadense, compareceram o ministro Maninder Sidhu e o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis. Em representação do governo brasileiro, estava presente a secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Ana Paula Bittencourt.
Fonte por: CNN Brasil