Exame precoce é essencial para diagnosticar câncer ocular em crianças
Médico destaca relevância do exame oftalmológico para recém-nascidos no Dia da Conscientização sobre o Retinoblastoma.
A data nacional de conscientização sobre o retinoblastoma, em 18 de maio, destaca um câncer ocular incomum que atinge, sobretudo, crianças até cinco anos de idade. O oftalmopediatra Edison Geraissate assegura que, com diagnóstico precoce, as taxas de cura podem alcançar 90%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O médico, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, ressalta que o principal desafio reside no diagnóstico. “A maior dificuldade desse câncer é que ele só apresenta um sinal externo, que é na pupila, com um reflexo branco dentro do olho. Esse reflexo só ocorre quando o tumor já está avançado, quando o tumor já cresceu muito”, explica.
Portanto, a indicação é que o exame de fundo de olho, com a pupila dilatada, seja realizado em todos os recém-nascidos. “Quando ele está no início, temos 90% de controle sobre essa patologia. Quando já tem um reflexo branco no olho, o tumor já está muito crescido para ser detectado, então a gravidade é significativa”, afirma Geraissate.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do exame do olhinho, executado nas maternidades, o médico ressalta a importância de um acompanhamento contínuo com um oftalmologista. “O exame deve ser regular, fazer parte dos exames gerais de todos os recém-nascidos. Apenas nessa fase inicial conseguimos tratar [a doença] com uma [chance de] 90%. Após ele já demonstrar sinais para os familiares, o tratamento é muito difícil, grave, intenso, e coloca em risco o olho e até a vida da criança”, alerta.
A iniciativa nacional “De Olho nos olhinhos”, organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, engaja profissionais de saúde e famílias em todo o território nacional, com o objetivo de enfatizar a relevância do diagnóstico precoce.
Leia também:
Câmara dos Deputados aprova corte no orçamento e medidas de economia para os próximos anos
Comitiva do governo Lula chega ao Rio de Janeiro após megaoperação policial com 120 mortes
Venenos elevam em 54% o risco de câncer de mama entre agricultoras, revela pesquisa
Transmissão do Conexão BdF
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












