Exame de Residência alcança maior número de inscritos, com 138 mil candidatos

Aumento de 56% em relação à etapa anterior.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A versão de 2025 do Enare (Exame Nacional de Residência) contabilizou um número recorde de 138.974 inscritos, correspondendo a um aumento de 56% em comparação com a prova de 2024, que teve mais de 89 mil participantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A residência médica é um tipo de pós-graduação, voltada exclusivamente para médicos formados, na forma de cursos de especialização na área escolhida. A modalidade compreende atividades de treinamento em serviço e atividades teórico-práticas complementares, desenvolvidas em instituições de saúde, universitárias ou não. Os residentes atuam sob a orientação e supervisão de profissionais médicos de alta qualificação ética e profissional.

De um total de quase 139 mil candidatos inscritos no Enare 2025, 51 mil manifestaram interesse em programas de residência uni e multiprofissionais, abrangendo 15 especialidades da área da saúde. A residência uniprofissional concentra-se em uma única profissão da área da saúde, enquanto a multiprofissional reúne profissionais de diversas áreas para atuarem em colaboração.

LEIA TAMBÉM!

Mais 87 mil pessoas se inscreveram para residência médica. Destes, mais de 80 mil realizarão as provas de acesso direto via Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica).

Vagas

Os candidatos do Enare concorrerão a 11.174 vagas nas modalidades de residência médica, uni e multiprofissional, em 235 instituições. O número de vagas aumentou 28% em relação à última edição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, juntamente com unidades públicas, participaram, pela primeira vez, do exame. Essas instituições ofereceram 3.877 programas de residência reconhecidos pelo MEC, com vagas autorizadas e bolsas financiadas.

Integração com Enamed

A principal novidade deste ano é a integração do Enare com o Enamed, promovida pelo Inep em parceria com a Ebserh e vinculada ao MEC.

O Enamed lança-se em 2025, sendo anual, em substituição ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Medicina. É obrigatório para estudantes de Medicina que concluírem o curso em 2025. Estes formandos poderão optar por usar a nota obtida para concorrer a vagas em programas de residência médica de acesso direto pelo Enare. Os médicos que já se formaram em anos anteriores também puderam se inscrever para fazer o Enamed para disputar as vagas.

A avaliação.

As provas serão realizadas em 19 de outubro. A edição de 2025 do exame consistirá em uma única etapa obrigatória, eliminatória e classificatória: uma prova objetiva que representará 100% da nota final do candidato.

O exame para os programas de residência médica de acesso direto será o Enamed, com aplicação prevista em 275% a mais que o número de cidades em 2024. Já para os programas de residência médica com pré-requisito e para as residências uni e multiprofissional, a banca responsável será a FGV (Fundação Getúlio Vargas), com aplicação em 60 cidades.

Inteligência artificial: como pode auxiliar nos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio?

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile