Ex-sócio nega esquema e não é “laranja” de Nelson Wilians em CPI
Nelson Wilians, ex-sócio de Fernando Cavalcanti, é investigado em esquema de fraudes ao INSS por transações financeiras suspeitas.
Depoimento de Empresário à CPMI do INSS
Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o empresário e economista Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti negou qualquer ligação com o esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. A oitiva ocorreu nesta segunda-feira (6).
Embora tenha sido chamado à CPMI como testemunha, Fernando garantiu o direito de permanecer em silêncio, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), e optou por não apresentar o termo de declaração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ter permanecido em silêncio por grande parte do tempo, Cavalcanti fez uma declaração inicial à CPMI e respondeu às perguntas do relator Alfredo Gaspar (União-AL). Diante dos deputados e senadores, ele afirmou não ter sido “laranja, operador ou beneficiário de qualquer esquema”.
Leia também:

Marina afirma que vetos garantem proteção no licenciamento ambiental após cancelamento de sessão

Lula defende que países não devem opinar sobre a Venezuela em congresso do PCdoB

PL busca brecha legal para preservar mandato de Eduardo Bolsonaro; entenda o artigo 55
“Minha atuação sempre foi de gestor, e os pagamentos por mim recebidos eram compatíveis com todas as funções que eu desempenhava com a minha vida empresarial”, destacou.
Fernando reconheceu que sua nomeação foi mencionada no inquérito em relação a suposta ocultação de veículos de luxo, mas assegurou que isso não o incrimina em relação a fraudes no INSS. “Ressalto que meu patrimônio é de origem lícita, é compatível com minhas atividades profissionais e empresariais, empresas regulares, contratos claros, notas fiscais emitidas”.
Ele explicou que atuou por 16 anos no escritório de Nelson Willians, alcançando o cargo de vice-presidente, mas que sua saída se deu por motivo de transição de carreira e, principalmente, para preservar sua saúde.
Fernando Cavalcanti é ex-sócio do advogado Nelson Wilians, que já foi ouvido pela comissão. Ambos foram alvo de operação da Polícia Federal (PF), em 12 de setembro, relacionada às investigações de fraudes em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.