Ex-snowboarder canadense é preso por tráfico de drogas nos EUA
Ryan Wedding, um ex-snowboarder olímpico do Canadá, foi detido sob suspeita de ser um dos principais chefes do tráfico de cocaína, envolvido em diversos assassinatos relacionados ao narcotráfico. A prisão ocorreu na Cidade do México, e Wedding foi levado aos Estados Unidos para enfrentar as acusações, conforme informaram autoridades norte-americanas nesta sexta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante uma coletiva de imprensa em um aeroporto a leste de Los Angeles, o diretor do FBI, Kash Patel, revelou que Wedding foi capturado na noite de quinta-feira, após anos como foragido. Patel afirmou que Wedding e sua organização, em colaboração com o Cartel de Sinaloa, têm sido responsáveis por inundar as ruas da América do Norte com drogas, resultando em mortes de jovens e corrupção de cidadãos.
Acusações e histórico criminal
Wedding, de 44 anos, está na lista dos “10 Mais Procurados” do FBI, acusado de liderar uma rede transnacional de tráfico de drogas que transportava grandes quantidades de cocaína da Colômbia para os Estados Unidos e Canadá. As autoridades afirmam que sua operação gerava mais de US$ 1 bilhão anuais em lucros ilegais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo dos EUA havia oferecido uma recompensa de 15 milhões de dólares por informações que levassem à sua prisão ou condenação.
O Ministério da Segurança do México informou que um cidadão canadense se entregou voluntariamente na embaixada dos Estados Unidos no país. Patel não forneceu detalhes sobre a captura, mas destacou a colaboração entre o FBI e as autoridades mexicanas.
LEIA TAMBÉM!
Wedding competiu pelos canadenses nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City, Utah, e enfrenta acusações de comandar uma organização criminosa e vários crimes de tráfico de drogas.
Assassinatos e investigações
Além de seu envolvimento no tráfico, Wedding é acusado de ter ordenado assassinatos, incluindo o de uma testemunha federal na Colômbia em janeiro de 2025, antes que ela pudesse depor contra ele. Ele também é suspeito de ter mandado matar duas pessoas em Ontário, no Canadá, em novembro de 2023, e outra em maio de 2024, devido a uma dívida relacionada ao tráfico.
Um porta-voz do FBI informou que Wedding permanecerá sob custódia em Los Angeles durante o fim de semana e fará sua primeira audiência na segunda-feira em um tribunal federal. O diretor assistente do escritório do FBI em Los Angeles, Akil Davis, revelou que 36 pessoas associadas à organização criminosa de Wedding já foram presas, e uma variedade de bens, incluindo drogas, dinheiro e joias, foi apreendida durante a investigação.
