A ex-primeira-dama sul-coreana Kim Keon Hee, esposa do ex-presidente destituído Yoon Suk Yeol, foi detida na noite de terça-feira, 12, devido a suspeitas de manipulação do mercado financeiro e corrupção, segundo a promotoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A detenção ocorreu várias horas após os promotores anunciarem um mandado de prisão contra ela. Segundo a agência de notícias Yonhap, a decisão se fundamenta no risco de destruição de provas.
Kim, de 52 anos, é acusada, entre outros aspectos, de ter inflacionado artificialmente o valor das ações de uma empresa de comércio automotivo entre 2009 e 2012, e de receber presentes de alto padrão durante seu período como primeira-dama. Sua detenção preventiva implica que ambos os ex-integrantes da antiga presidência estão detidos, uma situação inédita na Coreia do Sul.
LEIA TAMBÉM!
Yeol, deposto em abril, encontra-se detido por tentar instaurar o estado de sítio em dezembro e provocar um extenso período de instabilidade política. Acusado de rebelião, foi substituído em junho pelo seu adversário, Lee Jae Myung.
Fonte por: Carta Capital
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE