Ex-presidente da Nigéria Muhammadu Buhari falece em Londres

O presidente nigeriano foi o primeiro a depor um governo através do voto, obtendo apoio com sua mensagem contra a corrupção.

13/07/2025 17:37

2 min de leitura

Ex-presidente da Nigéria Muhammadu Buhari falece em Londres
(Imagem de reprodução da internet).

O ex-presidente da Nigéria Muhammadu Buhari, de 82 anos, que governou o país mais populoso da África de 2015 a 2023, faleceu em Londres no domingo (13).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente Buhari faleceu hoje em Londres por volta das 16h30 (15h30 GMT), após uma doença prolongada, informou o porta-voz do presidente Bola Tinubu em publicação no X.

Buhari foi o primeiro presidente nigeriano a remover um governo através do voto. Primeiramente, ele governou o país como um líder militar após um golpe na década de 1980, mas obteve apoio devido ao seu estilo político de condenação à corrupção.

Leia também:

Democrata “convertido”.

Buhari venceu Goodluck Jonathan em 2015, na eleição que foi considerada a mais justa da Nigéria até então.

A violência, antes restrita ao Nordeste, se disseminou. Isso colocou áreas da Nigéria fora do controle e as forças de segurança sobrecarregadas, com separatistas armados e gangues revoltando-se contra o governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele se descreveu como um democrata recém-conversão e trocou seu traje militar por boinas de lã.

“Eu sou de todos e não pertenço a ninguém”, era um slogan constante que Buhari repetia aos apoiadores e críticos.

Grande parte de seu discurso se baseava no combate à corrupção, que era um pilar fundamental de sua atuação tanto como governante militar quanto após a transição democrática. Ele declarou que a corrupção generalizada na cultura política da Nigéria estava prejudicando o desenvolvimento do país.

Experiência no exército.

Nasceu em 17 de dezembro de 1942, em Daura, no noroeste da Nigéria, Buhari ingressou no exército aos 19 anos e ascenderia ao posto de major-general.

Em 1983, Buhari chegou ao poder como governante militar, com a intenção de reerguer um país com problemas de gestão. O líder implementou uma política rigorosa, abrangendo desde as exigências do Fundo Monetário Internacional até a falta de ordem em filas de ônibus.

Em 1984, o governo tentou sequestrar um ex-ministro e crítico ferrenho que residia na Grã-Bretanha. A tentativa falhou quando agentes do aeroporto de Londres abriram a caixa que continha o político sequestrado.

Contudo, seu primeiro governo teve curta duração. Foi deposto após 18 meses por outro membro do exército, Ibrahim Babangida.

Buhari dedicou grande parte dos seus 30 anos a partidos políticos menores e buscando a presidência, culminando em sua vitória sobre Jonathan em 2015.

Recessão econômica

O presidente nigeriano logo desapontou após sua vitória em 2015. Demorou seis meses para formar seu governo.

Nesse período, a economia dependente do petróleo sofreu impactos devido aos preços baixos do petróleo bruto, sendo essa situação frequentemente referida como “Baba Go Slow” (Vá Devagar).

Sua segunda vitória em 2019 aconteceu mesmo com o primeiro mandato tendo sido marcado pela primeira recessão da Nigéria em uma geração, ataques terroristas a campos de petróleo e repetidas internações hospitalares.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.