O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy, de 70 anos, teve a Legião da Honra francesa retirada neste domingo (15.jun.2025), após ser condenado por corrupção em março deste ano. A honraria, concedida em 2007, é considerada a mais alta condecoração do país e foi removida por meio de decreto oficial publicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nicolas Sarkozy foi condenado pelo Ministério Público da França a sete anos de prisão por financiar ilegalmente sua campanha eleitoral de 2007. O ex-presidente conservador teria ultrapassado o limite de gastos em aproximadamente 20 milhões de euros provenientes da Líbia.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM!
Qualquer indivíduo julgado culpado de um crime sujeito a pena privativa de liberdade superior a um ano perde, de forma irrevogável, o título de honra.
O presidente Emmanuel Macron se pronunciou contra a decisão em entrevista a um canal de televisão local. Declarou que Sarkozy foi eleito e que era “muito importante” que os ex-presidentes franceses fossem respeitados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ex-presidente já havia sido condenado pela Justiça francesa em fevereiro de 2024, referente à campanha presidencial de 2012. O político conservador governou o país de 2007 a 2012.
Fonte por: Poder 360