Ex-ministra: É necessário que o mundo compreenda que o Brasil possui uma natureza com potencial de parceria
Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, enfatizou na CNN Talks a importância de métricas e certificações para que a produção do Brasil seja rec…

Em meio às discussões sobre os avanços da agricultura tropical sustentável, Izabella Teixeira, co-chair do painel internacional de recursos naturais da ONU Meio Ambiente e ex-ministra do Meio Ambiente, ressaltou a necessidade do reconhecimento global da produção brasileira, em entrevista à CNN Talks.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O que o mundo não reconhece é como o Brasil tem a natureza como sua aliada para o desenvolvimento”, declarou. Na busca por reconhecimento, está em processo de metrificação e certificação da sustentabilidade nacional.
A ex-ministra enfatizou a importância de dados concretos sobre as florestas tropicais, para que os compradores no exterior compreendam que o Brasil produz alimentos em harmonia com a natureza. A transparência do assunto é fundamental: “Há um esforço do Brasil de querer falar, mas tem que haver um esforço do outro lado de querer ouvir”, afirmou.
Leia também:

Instituições financeiras preveem crescimento do Produto Interno Bruto em 2,16% para o ano de 2025

Secretário de Estado do MMA: Desmatamento reduzido é fundamental para viabilizar negociações

O Brasil é um país avançado, resiliente, adaptável, afirma Mohamad Sammour
A especialista enfatizou a necessidade de ir além do “greenwishing”, ou seja, das expectativas e aspirações de mudança, para efetivamente promover ações em prol da sustentabilidade ambiental e econômica.
Para Teixeira afirmou que o Brasil “não é um país do futuro, pode ser melhor no futuro”. A ex-ministra mencionou as potencialidades da agricultura brasileira, mas ressaltou os desperdícios ainda existentes e a importância de “socorrer quem ficou para trás”. A especialista ainda enfatiza que os problemas não são apenas tecnológicos e econômicos e são “de todos nós”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento CNN Talks “Potência Verde” reuniu especialistas e autoridades para discutir agricultura regenerativa, bionergia e clima, antecedendo a COP30, a Cúpula do Clima da ONU, que será realizada em Belém, capital do Pará, em novembro.
O evento também representa a estreia oficial da série “Rota Bioceânica”, com apresentação do analista da CNN Brasil, Caio Junqueira. O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e será integrado a quatro países da América do Sul, incluindo o Brasil.
A previsão indica uma redução de 17 dias no tempo de transporte de mercadorias do Brasil para a Ásia, e uma diminuição de 30% no custo do frete em comparação com a rota pelo Oceano Atlântico, utilizando o Porto de Santos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.