Ex-embaixador denuncia a ausência de meios de comunicação entre o governo brasileiro e o americano
Rubens Barbosa afirma que a ausência de comunicação com Trump se deve a “questões ideológicas”.

O ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, de 87 anos, criticou o governo pela ausência de comunicação com a Casa Branca desde que Donald Trump (republicano) assumiu a presidência. Barbosa declarou que o anúncio de tarifas de 50% sobre a importação de produtos brasileiros “não deveria surpreender a ninguém” no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A afirmação foi feita em artigo publicado nesta sexta-feira (11.jul.2025) na página da revista Interesse Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Barbosa, diplomata aposentado, é presidente do Irice (Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior). Ele atuou como embaixador do Brasil em Londres entre 1994 e 1999, durante os governos de Itamar Franco (PMDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Foi nomeado embaixador em Washington em 1999 por Fernando Henrique e permaneceu no cargo até 2004, no início do primeiro mandato de Lula.
Barbosa menciona o apoio popular à candidata democrata Kamala Harris (Partido Democrata) na eleição presidencial dos EUA. Não menciona Lula diretamente no texto.
Leia também:

EUA: Governo suspende detenções de imigrantes sem justificativa “razoável”

Real Madrid formaliza a chegada de lateral por valor superior a 300 milhões de reais

Debate sobre aumento de tarifas segue rota que não beneficia o Brasil, afirma Roriz Coelho
O presidente brasileiro declarou em novembro de 2024 que desejava a vitória de Harris. Barbosa ressaltou “a falta do estabelecimento de canais de comunicação do governo brasileiro com a Casa Branca e com o Departamento de Estado até hoje [após Trump se tornar presidente] por questões ideológicas”.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem criticado o STF (Supremo Tribunal Federal) pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Trump afirmou na decisão sobre tarifa para o Brasil que há “caça às bruxas” contra o antigo chefe do Executivo brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Barbosa critica no artigo o que considera falhas no tratamento do tema em relação aos Estados Unidos. “O governo brasileiro não buscou neutralizar a ação do filho do presidente Bolsonaro com a explicação sobre o devido processo legal no julgamento e as alegações falsas sobre a perseguição do ex-presidente”, afirma.
A Power360 consultou o Ministério das Relações Exteriores se existem fatos que se opõem ao que foi declarado por Barbosa ou se há alguma avaliação da diplomacia brasileira sobre seus comentários. Não houve resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.