Ex-deputado George Santos é detido nos EUA

Filho de nacionalidade brasileira teve pena de sete anos de reclusão por roubo de identidade e fraude eletrônica.

25/07/2025 20:47

1 min de leitura

Ex-deputado George Santos é detido nos EUA
(Imagem de reprodução da internet).

O ex-deputado americano George Santos foi preso após se entregar à Justiça nesta sexta-feira (25). Ele foi condenado a sete anos de prisão após se declarar culpado de roubo de identidade qualificado e fraude eletrônica na campanha eleitoral de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O republicano de Nova York também foi condenado a pagar uma indenização de US$ 373 mil como parte do acordo.

Ele foi acusado de manipular dados de arrecadação de recursos e de inventar nomes de doadores com o objetivo de obter apoio financeiro do Partido Republicano durante a campanha de 2022, no período em que foi eleito.

Leia também:

Durante a campanha eleitoral, Santos afirmou ter estudado na Universidade de Nova York, ter trabalhado no Goldman Sachs e no Citigroup e que seus avós fugiram dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Nenhuma dessas alegações era verdadeira.

Em maio de 2023, foi acusado de praticar lavagem de dinheiro de campanha para cobrir despesas pessoais, de obter cartões de crédito de doadores sem autorização e de receber seguro-desemprego estando empregado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Santos, em cumprimento ao acordo judicial, reconheceu todas as irregularidades mencionadas, ainda que tenha se declarado culpado apenas de duas das 23 acusações.

Herdeiro de nacionalidade brasileira, o parlamentar republicano dedicou grande parte de seus primeiros 11 meses em exercício do cargo a polêmicas, sendo isolado por seus pares legislativos e alvo de zombarias em programas de televisão.

Uma investigação bipartidária da Comissão de Ética da Câmara constatou que ele utilizou recursos de campanha para adquirir Botox, produtos de luxo da Hermès e assinaturas na plataforma OnlyFans, conhecida por conteúdo sexual. Ele foi destituído da Câmara dos Deputados em dezembro de 2023.

Ele buscou concorrer em outro distrito de Nova York como candidato independente em 2024, mas abandonou a candidatura após aproximadamente um mês. Posteriormente, confessou a culpa algumas semanas antes de seu julgamento pelas acusações federais.

Com informações da Reuters

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.