Europa Apoia Ucrânia em Conflito com a Rússia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, declarou nesta terça-feira (20) que a Europa permanecerá ao lado da Ucrânia até o término da guerra com a Rússia. Ela destacou que, em função do conflito, os ativos russos serão imobilizados de maneira permanente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Decidimos imobilizar os ativos russos de forma permanente e temos o direito de utilizá-los. Isso deve servir como um forte lembrete à Rússia e ao mundo de que a Europa sempre apoiará a Ucrânia até que se alcance uma paz justa e duradoura”, afirmou Von der Leyen.
A presidente também recordou o empréstimo europeu de 90 bilhões de euros concedido à Ucrânia no ano passado. Segundo ela, esse apoio “ajudará a Ucrânia a melhorar e fortalecer a defesa” e a garantir a continuidade dos serviços básicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, os líderes da União Europeia anunciaram em dezembro um plano de financiamento multibilionário voltado para a economia e as forças armadas da Ucrânia, que será implementado nos próximos dois anos. Esse pacote será financiado por meio de empréstimos, sem utilizar os bilhões de dólares mantidos no bloco.
