Retorno das Competições de Basquete em Israel
As principais ligas de basquete da Europa estão prestes a retornar a Israel após os ataques de 7 de outubro de 2023. A Euroleague Basketball anunciou, nesta terça-feira (21), que os jogos da Euroleague e da EuroCup serão realizados no país a partir de 1º de dezembro, em decorrência de avanços em acordos de cessar-fogo e iniciativas de paz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde outubro de 2023, os clubes israelenses têm jogado em sedes neutras devido ao conflito na Faixa de Gaza. Nesta temporada, Maccabi Tel Aviv e Hapoel Tel Aviv estão representando Israel na Euroleague, enquanto o Hapoel Jerusalém participa da EuroCup.
Declaração da Euroleague Basketball
A Euroleague Basketball, em nota, afirmou: “Após cuidadosa deliberação, os clubes da ECA concordaram em retomar os jogos em Israel a partir de 1º de dezembro de 2025. Até lá, continuaremos monitorando a situação e mantendo contato com autoridades locais e internacionais.”
LEIA TAMBÉM!
A organização também ressaltou a importância do esporte na promoção da paz e na união entre comunidades. “A Euroleague e seus clubes participantes recebem com otimismo o recente plano de paz e reafirmam sua crença no poder do basquete para aproximar pessoas por meio dos valores de respeito e solidariedade”, completou.
Conflito Atual
Apesar do cessar-fogo estabelecido há oito dias, Israel e o Hamas continuam a se acusar de violações do acordo, com novos episódios de violência e disputas relacionadas ao retorno de corpos de reféns, envio de ajuda humanitária e reabertura de fronteiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE