EUA impõem sanções a 10 entidades do Irã e Venezuela, incluindo a EANSA e seu presidente, José Jesús Urdaneta, por comércio de drones. Saiba mais!
Na terça-feira, 30 de janeiro de 2025, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou a inclusão de 10 indivíduos e entidades do Irã e da Venezuela em sua lista de sanções. Essa medida é uma resposta ao intenso comércio de armas observado em ambos os países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as entidades sancionadas está a EANSA (Empresa Aeronáutica Nacional SA), localizada na Venezuela, e seu presidente, José Jesús Urdaneta. O Departamento do Tesouro informou que a empresa e Urdaneta desempenharam um papel significativo no comércio de VANTs (veículos aéreos não tripulados), conhecidos como drones.
De acordo com o comunicado do órgão, “Urdaneta, em nome da EANSA, coordenou com integrantes e representantes das forças armadas venezuelanas e iranianas a produção de VANTs na Venezuela”. John Hurley, subsecretário do Departamento para Terrorismo e Inteligência Financeira, ressaltou que as ações continuarão a ser rápidas para impedir o acesso do complexo militar-industrial do Irã ao sistema financeiro dos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos meses, os Estados Unidos têm intensificado a pressão sobre a Venezuela, realizando um significativo reforço militar no sul do Caribe. O governo do ditador venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, também estão sob o foco das sanções.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.