EUA expandem tarifas sobre aço e alumínio para ‘produtos relacionados’
A Agência de Indústria e Segurança incluiu 407 tipos de produtos nas listas de itens classificados como derivados.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou na terça-feira, 19, a expansão das tarifas sobre aço e alumínio, medida que afeta centenas de produtos que incluem esses materiais, incluindo cadeiras para bebês e maquinário pesado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência de Indústria e Segurança comunicou que incluiu 407 tipos de mercadorias nas listas de itens classificados como “produtos derivados” de aço e alumínio.
A partir desta medida, as tarifas de 50% que recaem sobre esses dois materiais, impostas pelo presidente Donald Trump no início deste ano, também serão aplicadas aos bens contendo aço e alumínio em sua composição.
Leia também:

Jornal francês destaca o Pix como modelo para a Europa e obstáculo para Washington

A Justiça Federal suspendeu o acordo que impedia a comercialização de soja proveniente de áreas desmatadas na Amazônia

O Brasil enviará carne bovina para a Indonésia
A regulamentação foi implementada na segunda-feira, e o comunicado detalhando as alterações foi divulgado no Diário Oficial Federal nesta terça-feira.
O Departamento de Comércio informou que a ação de hoje inclui turbinas eólicas e suas partes e componentes; guindastes móveis, tratores e outras máquinas pesadas; vagões, móveis, compressores e bombas, e centenas de produtos mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação restringe vias para a fuga de impostos, declarou Jeffrey Kessler, subsecretário de Comércio para Indústria e Segurança, ao reforçar o propósito de fortalecer as indústrias de alumínio e aço dos Estados Unidos.
Ao retornar à Casa Branca, Trump implementou uma tarifa de 10% para a maioria de seus parceiros comerciais, além de taxas elevadas para diversas economias, incluindo a União Europeia e o Japão.
Trump estabeleceu inicialmente uma tarifa aduaneira de 25%, posteriormente elevando-a para 50% em junho.
Apesar de que, até o momento, o impacto das tarifas de Trump nos preços para os consumidores tenha sido restrito, economistas alertaram que os efeitos completos ainda estão por vir.
Atualmente, algumas empresas anteciparam a aquisição de produtos. Outras repassaram os custos extras aos consumidores ou absorveram parcela da nova tributação.
Analistas indicaram que é improvável que importadores e varejistas consigam absorver esses custos por um período indefinido, e que, em algum momento, os preços aos consumidores se elevarão ainda mais.
Alguns economistas defendem que o impacto inflacionário será temporário, enquanto outros demonstram maior cautela e antecipam consequências mais duradouras.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)