Acordo entre EUA e Reino Unido sobre Preços de Medicamentos
Na última segunda-feira (1º), os Estados Unidos e o Reino Unido firmaram um novo acordo que eleva os preços que o Reino Unido paga por medicamentos recém-lançados. Em contrapartida, os importadores americanos de produtos farmacêuticos fabricados no Reino Unido ficarão isentos de tarifas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa iniciativa visa alinhar os preços britânicos aos de outras nações desenvolvidas.
De acordo com os termos do acordo, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido aumentará em 25% o preço líquido pago por novos medicamentos. Além disso, os preços mais altos não poderão ser reduzidos por meio de concessões ou descontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acordo também prevê investimentos adicionais de empresas farmacêuticas britânicas nos EUA, embora detalhes específicos ainda não tenham sido divulgados.
Isenção de Tarifas e Exportações
Como parte do acordo, os EUA isentarão as importações farmacêuticas do Reino Unido de tarifas durante o mandato de Trump, uma ação que foi bem recebida pelo governo britânico. O Reino Unido ressaltou que é o único país a garantir uma taxa de 0%, o que protege sua indústria manufatureira e reforça sua posição como líder global em investimentos nas ciências da vida.
LEIA TAMBÉM!
Além disso, os dois países anunciaram que, no início de 2025, iniciarão negociações para estabelecer um tratamento preferencial na importação de medicamentos e ingredientes farmacêuticos do Reino Unido para os EUA. Em 2024, o Reino Unido exportou £ 6,6 bilhões (mais de US$ 8 bilhões) em medicamentos e produtos farmacêuticos para os Estados Unidos, conforme dados da Associação da Indústria Farmacêutica Britânica, que elogiou o acordo.
