EUA, Dinamarca e Groenlândia formam grupo de trabalho para resolver desacordos sobre o futuro da Groenlândia. Diálogo promete novas perspectivas!
Os Estados Unidos, a Dinamarca e a Groenlândia anunciaram a criação de um “grupo de trabalho de alto nível” com o objetivo de buscar um entendimento comum. Essa iniciativa surge em meio a um “desacordo fundamental” com a administração Trump sobre o futuro da Groenlândia, que é um território autônomo dinamarquês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen, nesta quarta-feira (14).
Rasmussen revelou que ele e seu colega groenlandês tiveram uma “discussão franca, mas construtiva” com o secretário de Estado Marco Rubio e o vice-presidente JD Vance. Apesar do diálogo, as “perspectivas continuam a ser diferentes”. O ministro destacou que concordaram em explorar possibilidades que atendam às preocupações do presidente, respeitando, ao mesmo tempo, as linhas vermelhas da Dinamarca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As conversas com os principais representantes da administração Trump focaram em garantir a segurança de longo prazo na Groenlândia. Rasmussen afirmou que o presidente expressou claramente sua visão, enquanto a Dinamarca acredita que a segurança pode ser mantida dentro da estrutura atual.
Ele também ressaltou que a autodeterminação do povo groenlandês é um ponto de desacordo significativo.
O grupo de trabalho deve se reunir pela primeira vez “dentro de algumas semanas”, conforme indicado por Rasmussen. O objetivo é continuar as conversas e buscar um entendimento que respeite as posições de ambas as partes.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.