EUA consideram Moraes como “tóxico” e ameaçam punir aqueles que o apoiam

A Secretaria de Assuntos do Hemisfério Ocidental declarou que nenhum tribunal estrangeiro pode revogar as sanções aplicadas pelos Estados Unidos.

18/08/2025 19:43

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A escalada da crise diplomática relacionada às sanções americanas ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal intensificou-se na segunda-feira, 18. Através de publicações no X, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental reiteraram o escopo das medidas e aumentaram a crítica direcionada a apoiadores do juiz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os representantes de Washington declaram que Moraes é “tóxico para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acesso aos Estados Unidos e seus mercados”.

As mensagens também combatem, de maneira indireta, uma decisão do ministro Flávio Dino que estabeleceu que leis e atos estrangeiros não produzem efeitos automáticos em território nacional. Segundo a nota, “nenhum tribunal estrangeiro pode anular as sanções impostas pelos EUA ou proteger alguém das severas consequências de descumprá-las”, em referência ao despacho do STF.

Leia também:

Ademais, a medida impede que cidadãos americanos estabeleçam negócios com Moraes, e lança uma ameaça ao Brasil: estrangeiros que ofereçam “apoio material” a pessoas consideradas violadoras de direitos humanos por Washington também podem ser sujeitos a sanções.

A série de publicações demonstra que os EUA buscam empregar seu poder sobre o sistema financeiro internacional para isolar o ministro. Isso pode significar obstáculos para qualquer instituição, mesmo fora do território americano, que mantenha relações financeiras ou comerciais com Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oito dos onze ministros do STF, juntamente com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, tiveram seus vistos americanos revogados. Luiz Fux, André Mendonça e Kassio Nunes Marques foram os únicos a não sofrerem essa medida.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)