Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. EUA Capturam Maduro em Operação Militar Surpreendente na Venezuela!

EUA Capturam Maduro em Operação Militar Surpreendente na Venezuela!

Os EUA capturam Maduro em operação militar na Venezuela. Em 3 de janeiro de 2026, a representação dos EUA no Conselho de Segurança da ONU discutiu a captura do presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda). O embaixador dos EUA, Dan Caine, afirma que a ação combate “fugitivos e narcotraficantes”, referindo-se a Maduro e Cilia Flores

Por: Pedro Santana

05/01/2026 13:51

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

EUA Capturam Maduro em Operação Militar na Venezuela

Em uma ação emergencial convocada na segunda-feira, 5 de janeiro de 2025, a representação dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas discutiu a captura do presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) por meio de uma operação militar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o embaixador dos EUA, a ação visa combater “fugitivos e narcotraficantes”, referindo-se a Maduro e sua esposa Cilia Flores.

De acordo com Waltz, a operação “torna indiscutivelmente a região mais segura” e busca responsabilizar Maduro pelos “crimes que cometeu contra a população norte-americana por 15 anos”, incluindo “terrorismo, assassinatos, extorsões e sequestros”, além de ataques a cidadãos dos EUA e ações que “desestabilizaram o hemisfério ocidental”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a Casa Branca, Maduro “enriqueceu com a miséria da Venezuela”, exercendo uma “influência maligna na região”.

Cartel de los Soles e Terrorismo

A autoridade norte-americana destacou, ainda, que Maduro é um “presidente ilegítimo” cujas “eleições foram fraudadas” e que “mais de 50 países, incluindo a UE (União Europeia) e um grande número de países da América Latina, rejeitaram sua legitimidade”.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

China Reage com Indignação à Decisão dos EUA sobre Petróleo Venezuelano de Trump

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Venezuela em Crise: Intervenção Militar dos EUA Captura Presidente e Desestabiliza o País!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Maduro e Cilia Flores em Nova York: Acusação, Estratégias e Próximas Etapas!

O governo dos EUA também falou sobre o que seria o Cartel de los Soles –suposto grupo militar e criminoso, formado por integrantes das Forças Armadas da Venezuela, que seria liderado por Maduro.

Descrevendo-o como “uma organização terrorista” envolvida em “tráfico de armas, narco-terrorismo, tráfico de cocaína e outras drogas” em uma ampla “conspiração internacional”.

Questionamentos sobre a Operação

Washington argumenta que a repressão promovida pelo regime é “ilegal” e que milhões de venezuelanos foram vítimas de suas políticas. O objetivo, portanto, é responsabilizar indivíduos que praticaram crimes e garantir que a região fique mais segura, protegendo civis e combatendo redes de narcoterrorismo.

Operação Militar e Captura de Maduro

Em 3 de janeiro de 2026, o presidente dos Estados Unidos (Partido Republicano) anunciou a realização de uma operação militar contra a Venezuela e a captura do presidente (PSUV, esquerda) e da primeira-dama. O general Dan Caine, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, ordenou a captura de Maduro na noite da sexta-feira, 2 de janeiro de 2026.

A operação foi realizada na madrugada de sábado, 3 de janeiro, com ataques a 4 alvos no país, utilizando 150 caças e bombardeios, que decolaram de diferentes pontos e neutralizaram sistemas de defesa aérea venezuelanos. Helicópteros militares dos EUA transportaram tropas para Caracas, capital venezuelana, para capturar Maduro.

A missão durou cerca de duas horas e 20 minutos.

Há questionamentos quanto ao fato de os EUA fazerem uma operação militar em outro país sem aprovação do Conselho de Segurança da ONU. Trump diz que isso é desnecessário. Mas também há dúvidas sobre o descumprimento de leis dos EUA. A operação deveria ter sido previamente aprovada pelo Congresso dos EUA.

Transição e Relações Internacionais

O secretário de Estado, declarou que não foi possível comunicar os congressistas com antecedência. É incerto se houve mortos e feridos na ação. Até a publicação desta reportagem, autoridades venezuelanas não haviam divulgado números, mas afirmaram que civis morreram durante a operação.

Um oficial norte-americano disse que não houve baixas entre militares dos EUA.

No início da tarde de sábado, Trump falou com jornalistas que os Estados Unidos assumiriam temporariamente a administração do país até que uma transição política fosse definida. Não detalhou como isso seria feito, concentrando-se em declarações sobre a exploração e a venda do petróleo venezuelano.

Pela Constituição venezuelana, o poder deveria ser exercido pela vice-presidente, Delcy Rodríguez. Trump disse que Rubio conversou com Rodríguez e que ela manifestou disposição para cooperar com ações lideradas pelos EUA.

Sobre a líder oposicionista María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, Trump disse que ela não teria apoio político suficiente para governar a Venezuela.

Em pronunciamento ao vivo no fim da tarde de sábado, Rodríguez classificou a ação dos EUA como violação da soberania venezuelana e afirmou que Maduro continua sendo o presidente legítimo do país. A vice também declarou que a Venezuela está aberta a uma relação respeitosa com o governo Trump, desde que baseada no direito internacional.

“Esse é o único tipo de relação possível. Não seremos colônia de nenhum outro país”, disse.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
MaduroNicolás MaduroOperação MilitarVenezuela
Foto do Pedro Santana

Autor(a):

Pedro Santana

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Imagem do post

Internacional

China Reage com Indignação à Decisão dos EUA sobre Petróleo Venezuelano de Trump

07/01/2026 6:37 | 1 min de leitura

● Marinho Surpreende e Desiste da Eleição, Lula Pede Fica no Governo!

07/01/2026 10:01 | 2 min de leitura

● Internacional enfrenta CSE em busca da vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026!

07/01/2026 5:07 | 1 min de leitura

● Bournemouth e Tottenham se enfrentam em duelo decisivo na Premier League nesta quarta-feira!

07/01/2026 6:07 | 1 min de leitura

● Lazio e Fiorentina se enfrentam em duelo decisivo da 19ª rodada da Serie A 25/26!

07/01/2026 7:05 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!