Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. EUA buscam aplicar solução inviável constitucionalmente para o Brasil

EUA buscam aplicar solução inviável constitucionalmente para o Brasil

A afirmação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Por: Pedro Santana

18/08/2025 13:00

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou em 18 de segunda-feira que o Brasil persiste na busca por um diálogo com os Estados Unidos (EUA) visando diminuir a aplicação de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras. Contudo, afirmou ele, a negociação não tem sido viável devido à insistência dos Estados Unidos em impor ao Brasil uma solução “constitucionalmente impossível”. Para o ministro, existe “uma dificuldade de compreensão do que ocorre no Brasil”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, possuímos documentos oficiais que indicam que a negociação não ocorre porque os Estados Unidos estão tentando impor ao Brasil uma solução constitucionalmente inviável, que é o Poder Executivo se intrometer em assuntos de outro poder, que é o Poder Judiciário. Não temos uma situação constitucional, política e juridicamente, que nos permita atuar no caso. Então, gerou-se um impasse que é pedir o que não pode ser entregue.

O ministro declarou que o comércio bilateral entre os dois países já representa atualmente metade do volume das trocas comerciais dos anos 80 e que a tendência é que essa proporção continue a diminuir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nós tínhamos exportações da ordem de 25% com os Estados Unidos, hoje elas significam 12% e, pelo andar dos acontecimentos, eu acredito que o comércio bilateral, infelizmente, vai cair ainda mais.

Na segunda-feira, Haddad compareceu à cerimônia de abertura do evento FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030: Uma Nação de Oportunidades, organizado pelo Times Brasil/NBC, em colaboração com o Financial Times, em São Paulo.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“Agents of the Four Seasons”: Novo Vídeo Revela Elenco e Mistério da Desaparecida Hinagiku!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Aposentados e Pensionistas: Aumento Automático de Benefícios em 2026 – Saiba Como!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Paraná revoluciona mercado de trabalho com aumento de 30% no salário mínimo!

O ministro, em entrevista à TV, afirmou que a desistência da reunião com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi motivada por interlocutores da extrema-direita brasileira. Ele destacou que o ministério possui todos os documentos para comprovar as negociações com o governo americano e detalhou que o encontro com Scott Bessent em maio foi positivo.

A reunião foi excelente. É necessário perguntar a eles quais foram as mudanças de maio para julho.

O ministro manifestou surpresa com o cancelamento da reunião e, no mesmo instante, Bessent apareceu conversando com um “concorrente” do governo brasileiro, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Para Haddad, cada país tem uma forma de lidar com situações como essa, mas ele afirmou que jamais cancelaria uma reunião que tivesse sido agendada.

Jamais praticaria uma traição desse tipo com um colega de outro país, mesmo que este último fosse hostil. Se assumi um compromisso, o cumpri.

Posteriormente, em declarações à imprensa, Haddad afirmou que a família do ex-presidente Jair Bolsonaro tem atuado “para impedir que os acordos se concretizem”. Adicionalmente, o governo brasileiro está empenhado em regular o plano de socorro destinado ao setor produtivo impactado pela alíquota de 50% tributária imposta pelos Estados Unidos. O referido plano de apoio contempla 30 bilhões de reais em crédito e será implementado por meio de uma medida provisória denominada MP Brasil Soberano.

“A missão desta semana é regular o plano de contingência, assegurar que os recursos liberados cheguem ao destino e proteger o Brasil contra essa agressão externa”, declarou.

Para o ministro, o plano de contingência está bem calibrado e não precisará ser ampliado. Se o cenário se confirmar, eu não vejo razão para ampliar. Mas vamos observar o desenrolar da situação. Nesse momento, devo dizer que não.

Globalização

Para Haddad, o movimento atual do governo Trump, incluindo a imposição de novas tarifas, sugere que os Estados Unidos decidiram “mudar o jogo” da globalização.

Eles promoveram a globalização, com a desregulamentação financeira, a descentralização das atividades produtivas, o aumento da eficiência que isso proporcionaria e a acumulação flexível. E então, ao perceberem que obtiveram grandes lucros, mas que a China também ganhou, decidiram “mudar o jogo”.

O ministro afirmou que os Estados Unidos obtiveram muitos benefícios com a globalização, porém, confrontaram um “desafio inesperado” e optaram por “mudar as regras do jogo”.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BrasilEstados Unidos
Foto do Pedro Santana

Autor(a):

Pedro Santana

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Imagem do post

Futebol

CBF Revela Datas e Locais do Campeonato Brasileiro Feminino 2026: Confira as Novidades!

04/02/2026 19:15 | 4 min de leitura

● “Coração Acelerado” em crise? Novo plano da emissora para salvar a novela!

04/02/2026 14:50 | 2 min de leitura

● Seu Boinha em Estado Crítico: Cirurgia Complexa e Infecção Desconhecida Ameaçam Vida do Ícone!

04/02/2026 17:06 | 2 min de leitura

● Trump propõe mudança na imigração após tragédia em Minneapolis: entenda a nova abordagem!

04/02/2026 19:19 | 1 min de leitura

● Putin aceita convite de Xi Jinping e visita a China está marcada para 2026!

04/02/2026 14:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!