EUA Anunciam Vitória para Agricultores Após Reunião de Trump e Xi Jinping sobre Soja

Após reunião entre Trump e Xi Jinping, EUA anunciarão “vitória retumbante” para agricultores. Soja em pauta, com expectativa de compras substanciais da China.

29/10/2025 21:38

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Anúncio dos EUA Após Reunião entre Trump e Xi Jinping

Os Estados Unidos farão um comunicado após a reunião entre o presidente Donald Trump e o líder chinês, Xi Jinping, que será considerado uma “vitória retumbante” para os agricultores americanos, conforme afirmou o secretário do Tesouro, Scott Bessent, nesta quinta-feira (29).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bessent declarou que o anúncio, que ocorrerá após o encontro com Xi, será uma grande conquista para os agricultores. Ele também mencionou, no início deste mês, que espera que as compras dos EUA aumentem, uma vez que não houve aquisições em setembro.

Impacto da Reunião nas Importações de Soja

A soja será um dos principais tópicos discutidos na reunião entre Trump e Xi. A China, que foi a maior compradora de soja americana por anos, interrompeu completamente essas importações desde maio, em meio ao aumento das tensões comerciais entre os dois países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em março, Pequim impôs uma tarifa adicional de 10% sobre as importações de soja dos EUA, como resposta às tarifas aplicadas por Washington. A soja representa a maior exportação agrícola dos EUA, com um valor estimado em mais de US$ 24 bilhões em 2024, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Desafios para os Produtores Americanos

Metade das exportações de soja americanas do ano passado teve como destino a China. Centenas de milhares de produtores têm enfrentado dificuldades devido ao embargo imposto pela China, enquanto as negociações comerciais continuam.

Leia também:

O governo Trump está sob pressão dos agricultores, especialmente com a colheita de outono iniciando sem novos pedidos da China. Bessent já havia afirmado que a China estava utilizando a compra de soja como uma estratégia de negociação.

O futuro dos produtores de soja dos EUA pode estar atrelado ao resultado da reunião entre Trump e Xi Jinping, que ocorrerá na Coreia do Sul na quinta-feira (30), no horário local, ou na noite da quarta-feira no horário de Brasília.

Bessent, que se reuniu com representantes chineses no fim de semana na Malásia, declarou que a China fará compras “substanciais” de soja americana, dentro de um acordo preliminar entre as partes.

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.