EUA anunciam novas sanções a pessoas jurídicas e físicas relacionadas ao desvio de petróleo no Iêmen
Indivíduos seriam responsáveis por movimentar recursos financeiros em benefício dos houthis, grupo que recebe apoio do Irã e atua no país árabe.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou a imposição de novas sanções contra indivíduos e empresas envolvidos no contrabando de petróleo e na lavagem de dinheiro em apoio aos houthis, um grupo que recebe apoio do Irã e opera no Iêmen. As medidas visam dois indivíduos e cinco entidades que se beneficiam da importação de produtos petroleiros para áreas controladas pelos houthis. Entre os sancionados, destaca-se Muhammad Al-Sunaydar, um dos principais importadores de petróleo no Iêmen, que lidera a Arkan Mars Petroleum Company for Oil Products Imports. Esta empresa possui um acordo com os houthis para a importação de gás e petróleo, incluindo produtos iranianos, através de portos sob domínio do grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais de Al-Sunaydar, duas empresas sediadas nos Emirados Árabes Unidos também foram sujeitas a sanções. A rede em questão é acusada de ter facilitado a entrega de aproximadamente US$ 12 milhões em petróleo iraniano aos Houthis, com a participação da Persian Gulf Petrochemical Industry Commercial Company (PGPICC), que está ligada à Guarda Revolucionária do Irã.
Outros indivíduos sancionados incluem Yahya Mohammed Al Wazir, que estaria responsável por arrecadar fundos para os houthis. A empresa Al-Saida Stone for Trading and Agencies foi identificada como uma fachada para operações financeiras suspeitas. A Amran Cement Factory também foi sancionada, sendo apontada pelo governo americano como fornecedora de recursos para atividades de lavagem de dinheiro e produção de armamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reportagem produzida com auxílio de IA. Publicado por Fernando Dias.
Fonte por: Jovem Pan
Leia também:
Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China
Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico
Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












