Expansão da Proibição de Viagens pelos EUA
Os Estados Unidos estão se preparando para ampliar a lista de países afetados pela proibição de viagens, que deve ultrapassar 30 nações, conforme afirmou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, nesta quinta-feira (4). Durante uma entrevista ao programa “The Ingraham Angle” da Fox News, Noem foi questionada sobre a possibilidade de o governo do presidente Donald Trump aumentar as restrições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não vou especificar o número, mas são mais de 30, e o presidente continua avaliando os países”, declarou Noem. Em junho, Trump havia assinado uma proclamação que proibia a entrada de cidadãos de sete países, justificando a medida como necessária para proteger os EUA de “terroristas estrangeiros” e outras ameaças à segurança nacional.
Detalhes das Restrições
As proibições se aplicam tanto a imigrantes quanto a não imigrantes, incluindo turistas, estudantes e viajantes a negócios. Noem não revelou quais países seriam incluídos na nova lista. “Se eles não têm um governo estável, se não conseguem se sustentar e nos informar sobre quem são essas pessoas, por que deveríamos permitir que venham para os Estados Unidos?”, questionou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Reuters já havia informado que o governo Trump considerava proibir a entrada de cidadãos de mais 36 países, segundo fontes do Departamento de Estado. Essa ampliação representaria um aumento nas medidas migratórias adotadas pelo governo após um tiroteio que envolveu dois membros da Guarda Nacional em Washington, DC, na semana anterior.
Contexto das Medidas Migratórias
Investigadores apontaram que o autor do tiroteio era um cidadão afegão que entrou nos EUA em 2021 por meio de um programa de reassentamento, onde autoridades do governo Trump alegaram que houve falhas na verificação. Após o incidente, Trump prometeu “suspender permanentemente” a imigração de todos os “países do Terceiro Mundo”, embora não tenha especificado quais seriam esses países.
LEIA TAMBÉM!
Funcionários do Departamento de Segurança Interna também informaram que Trump havia solicitado uma revisão detalhada dos pedidos de asilo aprovados durante a administração do ex-presidente Joe Biden, além dos Green Cards concedidos a cidadãos de 19 países.
Desde que reassumiu o cargo em janeiro, Trump tem priorizado a aplicação rigorosa das leis de imigração, enviando agentes federais para cidades importantes e restringindo a entrada de solicitantes de asilo na fronteira com o México.
