EUA afirmam que China adiou negociações sobre terras raras após contato americano
Representante comercial americano afirma ter pedido ligação telefônica a Pequim.
Contatos entre EUA e China sobre terras raras
O representante comercial Jamison Greer afirmou neste domingo (12) que os Estados Unidos tentaram contatar a China para uma conversa telefônica após o anúncio da ampliação dos controles de exportação de terras raras. No entanto, Pequim teria adiado a ligação.
“Não fomos notificados e, assim que soubemos por fontes públicas, buscamos os chineses para uma conversa, mas eles adiaram”, declarou Greer durante o programa “Sunday Briefing” da Fox News, referindo-se à ação da China como “uma tomada de poder”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reação dos EUA às medidas chinesas
Na sexta-feira (10), o presidente dos EUA, Donald Trump, respondeu à expansão dos controles chineses ao impor tarifas de 100% sobre as exportações da China para os Estados Unidos. Além disso, anunciou novos controles de exportação sobre “todo e qualquer software crítico” com prazo até 1º de novembro.
Leia também:

SP: Transformação silenciosa revoluciona urbanização com moradia e mobilidade na capital paulista

TCU suspende decisão sobre meta fiscal após recurso da União e alerta para riscos à execução de políticas públicas

Bessent revela que shutdown gera prejuízo de US$ 15 bilhões diários à economia dos EUA
Pequim, por sua vez, prometeu adotar contramedidas caso Trump não revogue as tarifas de 100% sobre as importações chinesas.
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.