Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Estudo revela que realizar 7 mil passos diários diminui o risco de câncer

Estudo revela que realizar 7 mil passos diários diminui o risco de câncer

Estudo do Reino Unido envolvendo mais de 85 mil indivíduos revela que o número de passos é mais relevante do que a intensidade para a prevenção de doenças.

Por: Lara Campos

09/07/2025 9:51

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Pesquisas conduzidas por cientistas do Reino Unido indicam que a prática regular de exercícios físicos está relacionada a um risco reduzido de desenvolvimento de câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa, divulgada em junho no British Journal of Sports Medicine, indica que o número total de passos diários apresenta maior eficácia em comparação com a preocupação com a intensidade do exercício.

O estudo monitorou mais de 85 mil participantes do banco de dados britânico UK Biobank, com idade média de 63 anos. Utilizaram-se acelerômetros no pulso por sete dias para coletar dados precisos sobre o movimento diário. Os pesquisadores correlacionaram essas informações com diagnósticos médicos obtidos nos cinco anos subsequentes, a fim de analisar possíveis relações entre os níveis de atividade física e a ocorrência de 13 tipos de câncer relacionados ao sedentarismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Indivíduos com maior volume de atividade física diária apresentaram um risco 26% menor de desenvolver câncer. O dado mais relevante foi a correlação direta entre o número de passos diários e a redução desse risco: a partir de 7 mil passos, já se observou uma queda de 11% na propensão ao câncer em relação a quem dava 5 mil passos. Ao atingir a marca de 9 mil passos em um dia, o risco foi 16% menor. Com 13 mil, o benefício se estabilizou.

<h2 Menciona: Se sintomas de câncer persistem, procure um médico, afirma oncologista.

A intensidade tem relevância?

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“GACHIAKUTA”: Revelação Explosiva no Final de Temporada com “Excursão” e Segredos Surpreendentes!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Idosos em 2026: Garantia de Direitos e Benefícios para Quem Tem Mais de 60 Anos

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Adia Pagamentos de Dezembro de 2025: Confira Calendário e Datas!

A velocidade da marcha, ou seja, caminhar rapidamente ou lentamente, não afetou o risco de câncer após o volume total ser alcançado. Isso demonstra que a quantidade de atividade é mais relevante do que o esforço realizado, principalmente na prevenção do câncer.

O achado se opõe à crença de que apenas atividades físicas intensas, como corrida ou musculação, dariam benefícios significativos na redução do risco da doença.

Mesmo atividades leves — como caminhadas informais, tarefas domésticas ou idas ao mercado — demonstraram associação com menor incidência de câncer. “Do ponto de vista científico, não há evidências de que o exercício físico precise ser intenso para prevenir o câncer”, afirma a oncologista Ana Paula Garcia Cardoso, do Einstein Hospital Israelita.

Para ela, o trabalho se destaca por tornar o objetivo mais palpável. “Discutir de forma clara o número de passos coloca essa atividade mais próxima das pessoas. É mais fácil medir, tornando esse objetivo mais real e alcanável”, afirma. A oncologista também lembra que os 150 a 300 minutos semanais de atividade física moderada ou os 75 a 150 minutos semanais de atividade intensa seguem sendo recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

<h2 Menciona: Se sintomas de câncer persistem, procure um médico, afirma oncologista.

Como a caminhada pode prevenir o câncer?

A médica oncologista ressalta que, além de combater o sedentarismo, a caminhada pode auxiliar no enfrentamento de um dos principais fatores de risco para o câncer na atualidade: a obesidade. “A inatividade física está associada ao aumento do risco de diversos tipos de câncer, principalmente por favorecer o ganho de peso e a obesidade, que hoje é um dos principais fatores de risco para doenças em todo o mundo”, explica a médica. “Estimular hábitos simples, como caminhar regularmente, é uma forma eficaz de tornar a população mais ativa e reduzir o risco de obesidade e câncer.”

Caminhar aproximadamente 7 mil passos, o que equivale a percorrer cerca de 5 a 6 quilômetros em um dia, é uma recomendação simples, acessível e facilmente aplicável à rotina de indivíduos de todas as idades e condições físicas. Para pessoas com um estilo de vida mais sedentário, a notícia positiva é que pequenas mudanças já fazem a diferença.

Atualmente, a maioria das pessoas tem acesso a um aplicativo de celular, possui uma noção da quantidade diária de passos e percebe que realizar pequenas caminhadas diárias pode estar associada a um benefício significativo para a saúde. Não apenas há uma redução no risco de câncer, mas também de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Essa é promoção de saúde.

Alcançar a média de 13 mil passos diários – o que equivale a caminhar entre 9 e 10 quilômetros – representa um patamar de atividade mais elevado, porém alcançável. “Isso deve incentivar as pessoas a se levantarem das mesas, realizarem mais atividades a pé e utilizarem o carro com menos frequência”, afirma Cardoso.

Outro ponto relevante apontado pela pesquisa é que não é necessário atingir um número específico de passos se a pessoa substituir o tempo sedentário por qualquer tipo de movimento, mesmo que seja leve. “Existem diversas evidências na literatura que indicam que até 50% dos casos de câncer poderiam ser evitados com mudanças simples no estilo de vida, como abandonar o tabagismo, adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física e manter um peso corporal saudável”, relata a oncologista.

Esses hábitos saudáveis não apenas previnem a doença, mas também diminuem a probabilidade de recidiva em pacientes que já passaram por um diagnóstico. “Isso reduz o risco de câncer em quem não tem a doença e, em quem já tem, reduz o risco tanto de a doença voltar quanto de ter outros tipos de câncer”, adverte a médica do Einstein.

A prevenção do câncer, embora seja uma doença multifatorial, é fundamental e envolve a interrupção do tabagismo, o início de atividades físicas, o abandono do sedentarismo, a redução do peso combinada com uma alimentação saudável, a vacinação contra o HPV e hepatite B, conforme afirma um oncologista.

<h2 Menciona: Se sintomas de câncer persistem, procure um médico, afirma oncologista.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
atividade físicacaminhadacâncernúmero de passospassospassos diáriosprevençãoprevenção câncerrisco câncersedentarismo
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Negócios

Petrobras Lança Diesel-R: Combustível Sustentável com Redução de Emissões de até 87%

18/12/2025 4:19 | 2 min de leitura

● Mega da Virada 2025: Vendas abertas com prêmio de até R$ 1 bilhão e novas regras!

18/12/2025 4:51 | 3 min de leitura

● Ingressos para o Show do Iron Maiden no Brasil: Venda Geral Começa em 18 de Outubro de 2026!

18/12/2025 4:05 | 1 min de leitura

● Homem que perseguia Isis Valverde é preso após terceira tentativa de contato no Rio de Janeiro

18/12/2025 7:11 | 1 min de leitura

● Polícia Federal prende Romeu Carvalho Antunes, filho de notório criminoso "Careca do INSS"

18/12/2025 7:41 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!