Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Estudo revela que bactérias e luz podem combater o câncer de pele

Estudo revela que bactérias e luz podem combater o câncer de pele

A técnica estimula o sistema imunológico, em combinação com a terapia fotodinâmica, e destrói células tumorais.

Por: Gabriel Furtado

01/06/2025 6:59

3 min de leitura

Estudo revela que bactérias e luz podem combater o câncer de pele
(Imagem de reprodução da internet).

Pesquisadores do IFSC (Instituto de Física de São Carlos) da USP (Universidade de São Carlos) e da Texas A&M University (Estados Unidos) mostraram que a combinação de luz, bactérias e células do sistema imune pode ser uma arma eficaz contra um dos tipos de câncer de pele mais agressivos: o melanoma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta é fornecer um estímulo ao sistema imunológico do corpo para que ele elimine o câncer de forma mais acelerada, juntamente com o uso da terapia fotodinâmica, TFD. Os resultados do estudo, conduzido em laboratório, são descritos em artigo publicado na revista científica Photodiagnosis and Photodynamic Therapy.

A técnica de fototerapia dinâmica já é conhecida por utilizar substâncias sensíveis à luz (fotossensibilizadores) que, quando ativadas por luz de um comprimento específico, geram espécies reativas de oxigênio capazes de eliminar células doentes.

Leia também:

Blog post image

Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

Blog post image

AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

Blog post image

Em 2024, o Allianz Parque obteve um faturamento de R$ 241 milhões

Os cientistas, contudo, avançaram: desenvolveram um modelo celular que replica o microambiente tumoral, onde inseriram células de melanoma, macrófagos (um tipo de célula de defesa do organismo) e a bactéria *Escherichia coli*. Ao introduzir a bactéria no ambiente tumoral, os pesquisadores observaram uma mudança drástica no comportamento dos macrófagos. Sob a ação da luz e do fotossensibilizador, as células de defesa intensificaram sua capacidade de reconhecer e eliminar as células cancerígenas.

A pesquisadora Barbara Detweiler, pós-doutora sob a supervisão do professor Vanderlei Salvador Bagnato e autora principal do estudo, observou que o sistema imune apresentava melhor resposta quando todos os componentes estavam coordenados – macrófagos, bactéria e a luz ativando a fototerapia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro aspecto importante do estudo foi a constatação de que a sequência com que cada componente é apresentado no sistema afeta diretamente os resultados. Quando os macrófagos eram expostos à luz antes da infecção bacteriana, a eficácia diminuía. Contudo, quando a exposição era simultânea, o efeito era potencializado.

A razão pode ser que a bactéria, ao ser atacada, libera substâncias químicas que funcionam como indicadores para que o sistema imune aja com maior precisão. Esses sinais aparentam ser mais eficazes quando são liberados simultaneamente à ativação do sistema imune pela luz.

A principal descoberta da pesquisa foi a combinação do melanoma, macrófagos e a bactéria *Escherichia coli*. Nesse cenário, a fototerapia não apenas elevou a toxicidade para as células cancerígenas, mas também diminuiu significativamente sua sobrevivência, sendo que a resposta coordenada dos macrófagos foi fundamental para alcançar esse resultado.

O achado, para o professor Bagnato, coautor do estudo e pesquisador nos laboratórios da Texas A&M University, pode inspirar novas estratégias terapêuticas.

A complexidade do ambiente tumoral frequentemente é negligenciada em estudos simplificados, afirmou o pesquisador. “Apresentamos que simular essa complexidade pode resultar em tratamentos mais eficazes e, tornar os experimentos mais próximos da realidade”, declarou.

O experimento, embora conduzido in vitro, fora de organismos vivos, apresenta uma base promissora para estudos em modelos animais e, posteriormente, em humanos.

O emprego de bactérias inativadas ou alteradas para impulsionar o sistema imunológico e aumentar sua eficácia no combate ao câncer representa uma abordagem inovadora, que recupera ideias da imunoterapia do século XIX, integradas a tecnologias avançadas.

Em síntese, os cientistas estão compreendendo melhor como modular o microambiente tumoral para que os tratamentos sejam mais eficazes. “O futuro da terapia contra o câncer pode estar ali, no uso inteligente de luz, bactérias e do próprio sistema imunológico”, afirma Barbara.

Pesquisas com animais utilizando o novo conceito estão em desenvolvimento no IFSC e na Texas A&M University, afirmou Bagnato. “O sistema imunológico é uma arma poderosa no combate ao câncer e, se conseguirmos fazer isso de forma natural e sem riscos para o paciente, será fantástico”, declarou.

Com informações do Jornal da USP.

Fonte por: Poder 360

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
câncer de peleEscherichia colifototerapiaimunoterapiamelanoma
Foto do Gabriel Furtado

Autor(a):

Gabriel Furtado

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Imagem do post

Corinthians

Dorival Jr. deve realizar alterações no ataque para o confronto com o Cruzeiro

22/07/2025 17:09 | 1 min de leitura

● Abipesca pede R$ 900 milhões ao governo para lidar com a “taxa alta” imposta por Trump

22/07/2025 17:07 | 1 min de leitura

● Arrascaeta manifesta apoio a De La Cruz após comunicado do médico do Flamengo

22/07/2025 17:03 | 2 min de leitura

● Petrobras anuncia novo plano de investimentos em energias renováveis

22/07/2025 17:01 | 1 min de leitura

● Aprenda a utilizar a função que simula o comportamento de um cão no WhatsApp

22/07/2025 16:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!