Importância de Tratar a Apneia do Sono
É possível que você saiba que ronca intensamente, mas não sinta a necessidade de investigar a situação. Ou talvez tenha recebido a recomendação de utilizar um aparelho CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) para a apneia do sono, mas o considere desconfortável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um novo estudo, publicado no final de outubro em uma revista científica, destaca a importância de levar essa condição a sério, pois pode afetar o risco de desenvolver demência e doença de Alzheimer no futuro.
Segundo a pesquisa, a apneia obstrutiva do sono moderada a grave está ligada a um aumento no risco de microhemorragias no cérebro. Jonathan Graff-Radford, professor de neurologia da Faculdade de Medicina da Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota, afirma que as microhemorragias cerebrais são comuns em cérebros em envelhecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas microhemorragias tendem a aumentar com a idade, e indivíduos que as apresentam têm um risco ligeiramente maior de declínio cognitivo acelerado.
Tratamento da Apneia do Sono
A apneia obstrutiva do sono ocorre quando o bloqueio das vias aéreas por tecidos moles interrompe a respiração durante o sono. Essa condição é distinta da apneia central do sono, onde o cérebro não envia sinais para o corpo respirar. Existem várias opções de tratamento, como dispositivos orais que mantêm a garganta aberta, o uso regular de CPAP e intervenções cirúrgicas.
LEIA TAMBÉM!
Rudy Tanzi, professor de neurologia da Faculdade de Medicina de Harvard, ressalta que o estudo possui uma metodologia robusta e destaca a necessidade de rastreamento e tratamento da apneia do sono. Ele alerta: “Não ignore. Faça algo a respeito”, enfatizando que o risco não se limita a hemorragias, mas também inclui a possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer.
Sinais de Alerta
Quando é o momento certo para consultar um médico sobre apneia obstrutiva do sono? Roncos altos e frequentes são um forte indicativo. Se seu parceiro notar pausas na sua respiração durante o sono ou episódios de sufocamento, é essencial investigar a apneia do sono.
Sintomas diurnos, como dificuldade de concentração, irritabilidade e aumento do apetite, também podem ser sinais de que a qualidade do sono está comprometida.
Além disso, suores noturnos são relatados por cerca de 30% das pessoas com apneia obstrutiva do sono. Acordar várias vezes durante a noite, ranger os dentes e dores de cabeça matinais também podem indicar problemas. O estudo recente “incentiva as pessoas a levarem isso mais a sério, pois os danos decorrentes da apneia obstrutiva do sono podem ser mais graves do que se imagina”, conclui Tanzi.
