Estudo revela avanço no desempenho dos alunos após a restrição do uso de celulares nas escolas

Pesquisas na rede municipal indicam que estudantes avançaram em 25,7% em Matemática e em 13,5% em Português.

25/08/2025 14:05

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(Imagem de reprodução da internet).

Um estudo conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a Universidade de Stanford demonstrou que estudantes da rede municipal apresentaram uma melhora notável nos resultados de aprendizado em 2024 após a proibição do uso de celulares nas escolas.

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O estudo revelou um aumento de 25,7% em Matemática e 13,5% em Língua Portuguesa, valores que correspondem a cerca de um bimestre de aprendizado a mais.

O estudo foi coordenado pelo pesquisador Guilherme Lichand, da Graduate School of Education de Stanford. Foram entrevistados 919 diretores de escolas de ensino fundamental, que representavam 90% da rede municipal nesse segmento.

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A metodologia utilizada possibilitou isolar o impacto da proibição de celulares de outras mudanças educacionais, identificando o efeito específico do decreto em cada bimestre do ano letivo.

A pesquisa indica que a política pode estimular o aprendizado. Essa colaboração possibilitou examinar o emprego de tecnologias nas escolas de maneira organizada e abordar o assunto no Brasil e internacionalmente, conforme ressaltou o especialista.

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A alteração também foi aprovada pelas famílias. Carla Nascimento, mãe de Arthur, aluno do 9º ano do Colégio Geo Reverendo Martin Luther King, mencionou a diferença no rendimento do filho.

Já não permitia que ele usasse o celular na escola, porém frequentemente pegava o de um amigo para assistir vídeos. Atualmente, ele demonstra maior atenção nas aulas e vem obtendo melhores resultados.

O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, destacou que os impactos foram monitorados de perto ao longo do ano.

Os dados confirmam o que já observávamos nas escolas: com o celular deixando de ser uma distração, o foco na aprendizagem se eleva. A proibição do uso de celulares em sala de aula e durante os recreativos foi tomada com base em evidências, e agora apresentamos resultados que demonstram o efeito positivo dessa ação.

A partir de janeiro de 2024, um decreto municipal proibiu o uso de celulares em salas de aula e recreação, abrangendo escolas públicas e privadas. A medida visa diminuir as distrações durante o horário escolar e assegurar maior foco nas atividades de ensino.

Em 2025, a medida entrou em vigor em todo o território nacional após a aprovação da Lei Federal 15.100, assinada pelo presidente Lula.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.