A presidente do México, Claudia Sheinbaum, é a líder da América Latina com o maior índice de aprovação, conforme o instituto AtlasIntel. A pesquisa acompanha os índices de popularidade de presidentes de seis países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a pesquisa, a presidente tem 62% de aprovação e 33% de desaprovação. Seu governo é avaliado como “bom ou ótimo” por quase metade da população e “ruim ou péssimo” por apenas 25%.
O presidente Lula (PT), do Brasil, apresenta 50% de aprovação e 50% de desaprovação, conforme dados do instituto. Os índices do brasileiro são superiores aos registrados na pesquisa anterior. Em relação à avaliação, o petista alcança 47% de índice “bom ou ótimo” e 48% de marcações “ruim ou péssimo”.
LEIA TAMBÉM!
Dina Boluarte, do Peru, ocupa a pior posição no ranking. Apenas 2% avaliam seu governo como “bom ou ótimo” e 81% classificam como “ruim ou péssimo”. A aprovação de Boluarte é de 7% e a desaprovação, 90%.
Outros países
Na Argentina, Javier Milei apresenta 45% de aprovação e 48% de desaprovação, em contexto de forte ajuste econômico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu mandato no Chile, Gabriel Boric registra 39% de aprovação em relação a 59% de rejeição, diante de pressões políticas internas.
Na Colômbia, o presidente Gustavo Petro registra apenas 30% de aprovação, com 66% desaprovando sua gestão.
Fonte por: Carta Capital