Estudo avalia Michelle e Tarcísio em confronto com Lula em 2026; confira os resultados
Ainda outros quatro governadores de direita também figuram nas pesquisas para a eleição presidencial, juntamente com Ciro Gomes e Pablo Marçal.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conquistaria, em cenários eleitorais futuros, eleições para a Presidência da República em 2026, em confrontos com Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). A análise é da mais recente pesquisa AtlasIntel, publicada nesta quarta-feira, 17.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula obteria uma vantagem de mais de 17 pontos percentuais sobre os candidatos de direita, conforme apurado.
A pesquisa avaliou o desempenho de cinco governadores de direita que buscam uma candidatura ao Palácio do Planalto. Ciro Gomes (PDT) e Pablo Marçal (PRTB), que figura como inelegível, também foram acompanhados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cenário 1
- Lula (PT) – 48,2%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 30,4%
- Não sei/Branco/Nulo – 5,7%
- Ciro Gomes (PDT) – 4,3%
- Ronaldo Caiado (União) – 3,7%
- Romeu Zema (Novo) – 3%
- Ratinho Jr. (PSD) – 2,6%
- Pablo Marçal (PRTB) â 1,1%
- Eduardo Leite: 0,9%
Cenário 2
Leia também:
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Governadores de Oposição se Reúnem e Anunciam “Consórcio da Paz” no Combate ao Crime Organizado
Cláudio Castro anuncia consórcio de segurança pública com outros governadores do Brasil
- Lula (PT) alcança 50,2%
- Michelle Bolsonaro (PL) – 33%
- Romeu Zema (Novo) – 5,8%
- Ratinho Jr. (PSD) – 3,7%
- Ronaldo Caiado (União) – 2,3%
- Ciro Gomes (PDT) â 2,1%
- Não sei/Branco/Nulo — 1,3%
- Pablo Marçal (PRTB) 0,5%
Jair Bolsonaro?
Apesar de condenado e inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surge em um terceiro cenário simulado pela AtlasIntel. A candidatura, que enfrentaria obstáculos políticos e jurídicos para ser viabilizada, é apresentada quando o estudo investiga a opinião de eleitores sobre o voto em 2026, caso os candidatos fossem os mesmos de 2022.
O ex-capitão apresentaria uma diferença de seis pontos percentuais a mais, sendo a distância superior àquela do levantamento anterior.
Os dados, que devem ser registrados, foram obtidos entre 10 de setembro, um dia anterior à condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes contra a democracia, e 14 de setembro, três dias após a sentença emitida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.
Cenário sem Lula e sem Bolsonaro.
A pesquisa ainda considerou um cenário em que Lula não é o candidato do PT em 2026. O substituto apontado é o ministro da Fazenda Fernando Haddad, que seria indicado para concorrer contra Tarcísio de Freitas, em substituição a Jair Bolsonaro. Ciro Gomes e Pablo Marçal, além de quatro governadores da direita, também estão na lista de opções. O petista mantém a liderança.
Cenário sem Lula e Bolsonaro
- Fernando Haddad (PT) obteve 37,6%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 31,3%
- Não sei/Branco/Nulo – 11,2%
- Ciro Gomes (PDT) – 8,7%
- Romeu Zema (Novo) â 3,2%
- Ratinho Jr. (PSD) – 2,5%
- Eduardo Leite (PSD) obteve 1,1%
- Pablo Marçal (PT-BR) 0,8%
Segundo turno
A pesquisa de 2026 acompanhou sete cenários de segundo turno entre Lula e outro candidato da direita. O petista, conforme a pesquisa, venceria todos os adversários com certa facilidade.
A pesquisa AtlasIntel, em colaboração com a Bloomberg, utilizou 7.291 entrevistas, conduzidas online por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de um ponto percentual, podendo variar.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












