Estudo aponta que secas diminuíram a quantidade de árvores na Amazônia

Estudos apontam que, em média, o crescimento do caule diminui em 2,5% nos períodos mais secos a partir de 1930.

01/08/2025 13:24

1 min de leitura

Estudo aponta que secas diminuíram a quantidade de árvores na Amazônia
(Imagem de reprodução da internet).

Uma pesquisa publicada na revista Science indicou que as secas diminuíram o número de árvores na Amazônia. A investigação, divulgada na quinta-feira (31), mostrou que árvores do bioma registraram, nos anéis de crescimento, os efeitos de secas intensas ocorridas ao longo do último século.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a elaboração do trabalho, foram reunidos dados de mais de 10 mil árvores em regiões tropicais de todos os continentes, com o objetivo de investigar os efeitos da seca sobre o crescimento dos troncos.

Uma equipe de cientistas analisou 483 cronologias de anéis de árvores tropicais de diversos continentes. A conclusão foi baseada na análise de 150 pesquisadores de 124 instituições, das quais 17 eram brasileiras.

Leia também:

Na Amazônia, os dados revelaram que, apesar da resiliência da maioria das árvores, as secas severas provocaram diminuições superiores a 10% no crescimento em determinadas situações. O estudo aponta que, em média, o crescimento do tronco recua 2,5% nos anos mais áridos desde 1930.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, financiadora da pesquisa, constatou a recuperação do crescimento após as secas severas, inclusive em regiões de clima mais quente, como a Caatinga brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações da fundação, a intensa seca que afeta o crescimento das árvores não implica, necessariamente, que as chuvas anuais na Amazônia estejam diminuindo.

O biólogo Peter Groenendijk, da Universidade Estadual de Campinas, alerta que, caso essa tendência se intensifique com as mudanças climáticas, a mortalidade das árvores e as emissões de gases de efeito estufa podem aumentar.

Pesquisadores apontam que, apesar da resiliência observada nas árvores tropicais até o presente, o aumento da frequência e da intensidade das secas pode afetar o potencial das florestas tropicais na captura de carbono. Ademais, essas florestas desempenham um papel crucial na regulação do clima, influenciando diretamente a variação anual no balanço de carbono do planeta.

Sob a supervisão de Beto Souza.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)