Estudos conduzidos por cientistas brasileiros indicaram que jovens adultos exibiram uma maior incidência de tumores agressivos quando comparados a pacie…
Adultos jovens demonstraram uma maior incidência de câncer colorretal agressivo quando comparados a pacientes mais velhos, de acordo com um estudo conduzido no Hospital Universitário de Brasília. O estudo foi apresentado no 73º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, realizado em São Paulo entre os dias 3 e 6 de setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pacientes com menos de 50 anos, estudados, demonstraram um risco de recidiva superior ao dos adultos com mais de 50 anos, devido à maior incidência de tumores indiferenciados, que apresentam maior agressividade.
O estudo incluiu 434 pacientes, com 55,76% mulheres, diagnosticados com câncer colorretal. Os participantes foram separados em dois grupos: 78 pacientes tinham idade entre 18 e 49 anos, enquanto 356 estavam com mais de 50 anos. A pesquisa coletou informações dos pacientes entre 2010 e 2020, com um período médio de acompanhamento de cerca de 36 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estudo visava analisar as características epidemiológicas, clínicas e anatomopatológicas, e determinar os resultados oncológicos (sobrevivência geral e livre de progressão da doença) na população em questão (adultos com menos de 50 anos).
Acredito que nosso estudo traz maior atenção aos sinais e sintomas nessa população, que naturalmente são pouco específicos, e possivelmente auxiliar em decisões terapêuticas em determinadas situações, analisa André Araújo de Medeiros Silva, um dos especialistas que conduziram o estudo e coordenador do serviço de coloproctologia do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, à CNN.
Pesquisas anteriores já indicavam um crescimento nos casos de câncer colorretal em populações mais jovens. Um estudo publicado em dezembro de 2024 na revista científica The Lancet Oncology revelou que a incidência desse tipo de tumor entre pacientes de 25 a 49 anos está aumentando em 27 dos 50 países e territórios avaliados.
Um estudo recente, divulgado em maio de 2024, revelou que adolescentes estão sendo mais impactados pelo câncer colorretal nas últimas duas décadas. A pesquisa, apresentada na Digestive Disease Week 2024, indicou um aumento de 333% na taxa da doença entre adolescentes de 15 a 19 anos, no período entre 1999 e 2020.
Os estudos indicam que o câncer colorretal em adultos jovens representa cerca de 10% dos casos. No nosso estudo, essa taxa foi de aproximadamente 17%, afirma Silva.
Em relação à maior agressividade identificada no estudo brasileiro, o especialista afirma que isso pode estar relacionado ao próprio comportamento biológico do tumor nessa população: mutações com maior grau de gravidade e síndromes hereditárias.
Apesar dos resultados do estudo, Silva argumenta que o trabalho, por ter sido conduzido no Hospital Universitário de Brasília — um centro de referência para o tratamento de câncer colorretal —, pode não representar a realidade da população em geral. Dessa forma, são necessários mais estudos para validar os resultados.
Câncer colorretal só ocorre em idosos? Desvende 4 mitos sobre a doença
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.