Estudo aponta que a pós-graduação concentra-se ainda na população branca
Apresentação de estudo sobre diversidade racial no ensino superior ocorrerá em evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Recife.

Entre 1996 e 2021, cerca de 49,5% dos títulos de mestrado e 57,8% das titulações de doutorado foram conquistados por indivíduos brancos. Embora representem a maioria da população brasileira (55,5%, segundo o Censo de 2022), a população negra é minoritária nos cursos de pós-graduação stricto sensu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados resultam de um estudo sobre diversidade racial apresentado na terça-feira (15) na 77ª Reunião Anual da SBP (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que ocorre em Recife (PE) até o dia 19 de julho.
Pretos representam 4,1% dos mestres e 3,4% dos doutores, enquanto pardos somam 16,7% e 14,9%, respectivamente. Indígenas correspondem a apenas 0,23% das titulações de mestrado e 0,3% das de doutorado no período.
Leia também:

Lula sanciona ato que visa impulsionar a indústria naval da Barra do Mar

Câmara não participará de comissão sobre aumento de tarifas e critica o governo

CNI aponta que alta tarifa impacta o setor agro e a população de apoio a Bolsonaro,
Além dos resultados consolidados entre 1996 e 2021, o evidente desequilíbrio também é evidenciado pelo CGEE. Em 2021, observou-se 38,9 mestres de cabelos brancos por cada 100 mil habitantes, em comparação com 21,4 para negros, 16,1 para pardos e 16 para indígenas. A disparidade é ainda mais relevante no doutorado: brancos representavam 14,5 por 100 mil habitantes, em contraste com aproximadamente 5 por 100 mil para negros, pardos e indígenas.
As desigualdades persistem no mercado de trabalho, mesmo após a conclusão dos cursos, entre aqueles que possuem a mesma qualificação. Os brancos continuam a detêm a maior parte dos empregos, e as disparidades salariais também se mantêm. Em 2021, os mestres negros recebiam, em média, 13,6% menos do que os mestres brancos. Entre os doutores, a diferença foi de 6,4%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.