Estúdio de Clair Obscur: Expedition 33 não tem planos de expansão

A Sandfall Interactive declara que não pretende expandir significativamente além do núcleo central que desenvolveu Clair Obscur: Expedition 33.

04/08/2025 18:00

2 min de leitura

Estúdio de Clair Obscur: Expedition 33 não tem planos de expansão
(Imagem de reprodução da internet).

Com mais de 3 milhões de cópias vendidas e muitos elogios recebidos, Clair Obscur: Expedition 33 se revelou um grande sucesso para o estúdio Sandfall Interactive. Contudo, a empresa, que combina profissionais experientes com alguns recém-chegados, não tem intenção de trilhar um caminho convencional e ampliar suas operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor criativo Guillaume Broche e o programador Tom Guillermin, em entrevista à Automaton Japan, declararam satisfação com o tamanho da desenvolvedora. Apesar do envolvimento de centenas de colaboradores, incluindo profissionais de empresas terceirizadas, a empresa mantém um núcleo central de cerca de 30 pessoas.

“Acredito que, por enquanto, prefiro manter um time pequeno”, explica Guillermin. “Não sei quão grande um time ideal seria. Mas quando se trata de fazer um RPG de turno com preço cheio, eu acredito que o time que temos atualmente tem o tamanho certo”, explicou o líder de programação.

Leia também:

Já Broche declarou que o porte reduzido da Sandfall Interactive possibilitou que Clair Obscur: Expedition 33 alcançasse seus objetivos. Para ele, foi essencial poder dispor de profissionais de alta qualidade trabalhando em um ambiente onde a comunicação era ágil.

A equipe de Clair Obscur: Expedition 33 enfrentou um processo de seleção complexo.

Durante a entrevista, Broche também explicou que não foi fácil selecionar as equipes que trabalharam no jogo. Ele afirmou que mais de 200 entrevistas foram realizadas para reunir os primeiros membros da equipe, e todos os selecionados para trabalhar em Clair Obscur: Expedition 33 passaram por um processo rigoroso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor criativo relatou que, em tempo integral, seis indivíduos trabalhavam nas cinemáticas do jogo, com outras duas responsáveis pelo desenvolvimento da história. “A música foi produzida por quatro pessoas”, acrescentou. Ele também detalhou que, embora Sandfall contasse com alguns profissionais experientes, seu diretor de efeitos especiais e seu designer de personagens estavam recém-formados na universidade.

“Como não tinham muita experiência trabalhando, também não tinham noções do que deveria ser o trabalho – o que acho que foi uma coisa boa, porque eles conseguiram se adaptar ao nosso estilo peculiar”. O RPG foi lançado no final de abril e continua recebendo novidades, e suas equipes não descartam a possibilidade de lançar novos conteúdos de história em breve.

Novo driver da NVIDIA introduz DLSS 4 com Multi Frame Generation para Mafia e Clair Obscur.

Fonte por: Adrenaline

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)