Estudando inglês: 5 atitudes de crianças que podem auxiliar

A busca por rapidez na aquisição de conhecimento afeta o processo de aprendizado de adultos.

07/07/2025 11:29

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Estudar inglês apresenta dificuldades como a aquisição de um novo vocabulário, o desenvolvimento da pronúncia adequada, a superação da insegurança ao se comunicar e a compreensão de estruturas gramaticais. As barreiras, somadas à pressão por atingir a fluência, podem comprometer a motivação e o processo de aprendizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As crianças evidenciam que a aquisição da linguagem ocorre de maneira mais espontânea quando há menos obstáculos emocionais e maior oportunidade para a exploração. Esse comportamento indica que o aprendizado do inglês por adultos pode ser mais eficaz quando vinculado a hábitos diários de contato com o idioma, segundo Augusto Jimenez, psicólogo e Diretor de Marketing da Minds Idiomas.

id=”Repetição-sem-constrangimento”>Repetição sem Constrangimento

As crianças não hesitam em repetir uma palavra ou expressão diversas vezes. A prática contínua é fundamental para fixar o vocabulário e aprimorar a fluência verbal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

id=”Jogo-como-forma-de-aprendizado”>Jogo como Forma de Aprendizado

Jogos, músicas e histórias são elementos comuns no universo infantil e, quando aplicados a adultos, facilitam e tornam o aprendizado mais interessante.

id=”A-inclusão-do-idioma-na-rotina”>A Inclusão do Idioma na Rotina

A exposição contínua ao inglês, mesmo fora do ambiente de estudo, favorece um aprendizado mais orgânico. Ouvir músicas e assistir filmes em inglês, além de conversas nessa língua, representam ações simples e eficientes.

Leia também:

id=”A-curiosidade-como-ferramenta”>A Curiosidade como Ferramenta

A curiosidade, a exploração e a busca por conhecimento das crianças podem ser aproveitadas por adultos para intensificar o interesse pelo idioma.

id=”Desapego-à-perfeição”>Desapego à Perfeição

As crianças internalizam o erro como elemento do aprendizado. Uma abordagem mais flexível por parte dos adultos que estão estudando o idioma pode impulsionar o desenvolvimento da fluência.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.