O ministro do STF espera que o julgamento da ação penal sobre o suposto plano de golpe se mantenha no âmbito técnico, sem se tornar um “fato midiático”.
O ministro Flávio Dino, do STF, declarou que o julgamento do suposto plano de golpe contra o país é um caso como qualquer outro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este é um julgamento como qualquer outro. Tecnicamente, trata-se do julgamento que se processa, segundo as normas vigentes no país, em conformidade com os preceitos do devido processo legal, fatos e provas apresentados, em termos equivalentes.
Dino também declarou que espera que o julgamento se mantenha técnico. “Que não haja transformação de um julgamento técnico, um artefato midiático a mais, de mera luta política, repito, externa ao Supremo”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro Alexandre de Moraes, que é relator da ação penal, proferiu seu voto após cinco horas e considerou totalmente procedente a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), votando pela condenação de Bolsonaro e de outros sete réus.
Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, o núcleo crucial do plano, segundo a PGR, seria composto por:
Bolsonaro e outros réus respondem na Suprema Corte a cinco acusações. São elas:
A exceção se refere a Ramagem. No início de maio, a Câmara dos Deputados aprovou um pedido de suspensão da ação penal contra o parlamentar. Desta forma, ele responde apenas pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Na semana corrente, foram designadas quatro datas para as sessões do julgamento:
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.