A FCC (Comissão Federal de Comunicações) dos Estados Unidos pretende implementar normas para evitar a instalação de cabos submarinos com tecnologia ou equipamentos chineses no território norte-americano. A ação foi divulgada nesta quarta-feira (16.jul.2025) e busca salvaguardar a infraestrutura de comunicações contra potenciais ameaças à segurança nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme dados da Reuters, a decisão se justifica pelas preocupações relativas à possibilidade de espionagem e vulnerabilidades na rede de cabos submarinos. Os Estados Unidos expressaram apreensão em relação ao papel da China no gerenciamento do tráfego de rede.
A medida impacta empresas que atuam ou pretendem operar cabos submarinos de comunicação com elementos chineses ligados aos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
Também afeta, de forma indireta, fabricantes chineses de equipamentos de telecomunicações, como Huawei, ZTE, China Telecom e China Mobile.
As restrições serão aplicadas nos pontos de conexão dos cabos submarinos internacionais com a infraestrutura de telecomunicações dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os reguladores americanos contribuíram para o cancelamento de quatro projetos de cabos que visavam conectar os Estados Unidos a Hong Kong desde 2020.
Fonte por: Poder 360