Estados Unidos: Fortes tempestades na Flórida podem prejudicar o feriado do 4 de julho
A ameaça de inundações no Sudeste causa preocupação devido ao grande número de pessoas que planejam festividades ao ar livre durante o fim de semana.

Intensas tempestades que afetam a costa sudeste dos Estados Unidos podem causar mais do que apenas o adiamento das celebrações do Dia da Independência Americana na Flórida durante o fim de semana, com a possibilidade de se desenvolver a próxima grande tempestade da temporada de furacões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Centro Nacional de Furacões projetou que, entre sábado e domingo ou no início da próxima semana, existe uma probabilidade de 60% de que as chuvas intensas evoluam para uma depressão tropical ou tempestades tropicais.
Caso essas tempestades evoluam para tempestades tropicais, elas serão nomeadas da próxima lista da temporada do Atlântico: Chantal.
Leia também:

Semana crucial define o futuro das tarifas e possíveis novas sanções dos EUA contra o Brasil

“Basura” e “repugnante”; oposição reage à decisão sobre o Holocausto

Inglaterra decidirá nesta sexta-feira sobre o bloqueio de Paquetá
A tempestade, independentemente do nome que receba, já está causando chuvas intensas, saturando o solo e elevando o risco de inundações na Flórida.
A ameaça de inundações é particularmente preocupante, considerando que milhões de pessoas planejam celebrar com festas ao ar livre e fogos de artifício durante o feriado do Dia da Independência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Centro de Previsão do Tempo alerta que áreas da Flórida e da costa da Geórgia podem enfrentar inundações repentinas. A ameaça se deslocará para a costa da Carolina entre sábado e domingo, conforme as tempestades se organizam e se aproximam da terra.
As séries de tempestades podem acumular mais de 75 milímetros de chuva em áreas costeiras da Carolina, e algumas regiões da Flórida podem receber até 150 mm até o final do fim de semana.
Se a tempestade não for nomeada, não há problema?
Não é necessário uma tempestade tropical com nome para causar problemas, principalmente em um fim de semana de feriado, quando as estradas e praias podem ficar congestionadas.
Apesar de não possuir um núcleo bem estabelecido – um requisito para ser classificado como um sistema tropical –, essa região carregará umidade tropical abundante na costa sudeste, resultando em chuvas intensas e localizadas, dias de praia nublados, risco de correntes marítimas perigosas e mar revolto.
Se nomeada, Chantal seria a terceira tempestade a receber um nome nesta temporada, porém a primeira a apresentar uma ameaça considerável de inundações para os Estados Unidos devido à sua localização. Os dois primeiros sistemas, Andrea e Barry, eram tempestades tropicais brandas e de curta duração.
Uma terceira tempestade com nome nesta época do ano não seria incomum. As tempestades tendem a se formar nas águas quentes e rasas perto da costa no mês de julho e, assim como o sistema atual, surgem tipicamente em frentes estacionadas sobre o ar tropical úmido.
Outras regiões não serão afetadas pelas tempestades durante o feriado.
Longe do Sudeste, grande parte do país apresentará condições ideais para o fim de semana de 4 de julho, notadamente no Nordeste e no Oeste, com previsão de céu claro e estável a partir desta sexta-feira (4). As chuvas no Sudeste devem melhorar, provavelmente, até terça-feira (8).
Entretanto, existem algumas exceções, em áreas das Planícies e do Alto Centro-Oeste, onde podem ocorrer tempestades fortes ou severas com ventos destrutivos e granizo no fim de semana.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.