Estados Unidos e China debatem tarifas em encontro na Malásia
Marco Rubio acredita que há possibilidade de encontro entre Trump e Xi após reunião “produtiva” com o chanceler chinês.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, se reuniu nesta 6ª feira (11.jul.2025) com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, durante a cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro ocorreu diante das tensões geradas pelas recentes tarifas impostas pelos Estados Unidos a países asiáticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rubio classificou o encontro como “positivo e construtivo” e declarou que existe “grande chance” de uma reunião entre os presidentes dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), e da China, Xi Jinping (Partido Comunista). As informações são da Reuters.
Rubio afirmou que o diálogo com Wang não se configurou como uma negociação, representando, em vez disso, um primeiro passo para o avanço do diálogo. As partes envolvidas concordaram em manter um tom construtivo e em buscar cooperação, mesmo diante das divergências.
Leia também:

Alckmin é o candidato ideal para lidar com o aumento tarifário, afirma presidente da Fiemg

Tarcísio altera o discurso e menciona “esforços compartilhados” em relação aos altos preços

Líder mexicano acredita em acordo com os Estados Unidos até agosto
Wang criticou severamente as tarifas americanas, descrevendo-as como um “abuso unilateral”. Além disso, solicitou que os países do Sudeste Asiático resistissem à pressão dos Estados Unidos. Ele alertou que os novos impostos impactam o comércio livre e colocam em risco as cadeias de suprimentos globais.
A viagem de Rubio à Ásia foi a primeira desde que ele assumiu o cargo, em janeiro. O objetivo é fortalecer o interesse dos Estados Unidos na região Indo-Pacífico. Contudo, a visita perdeu destaque devido ao anúncio de tarifas americanas sobre importações de países asiáticos, incluindo Japão, Coreia do Sul, Malásia e China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na segunda-feira (11.jul), o governo do presidente Donald Trump anunciou novas tarifas a diversas nações asiáticas. As taxas são de 25% ao Japão e à Coreia do Sul, 20% à Malásia, 32% à Indonésia, 36% à Tailândia e Camboja e 40% a Mianmar e Laos.
Rubio na Ásia
O secretário de Estado dos EUA também se reuniu com líderes do Japão, Coreia do Sul e Rússia. Com o chanceler russo, Sergei Lavrov, discutiu possíveis caminhos para uma nova abordagem sobre a guerra na Ucrânia. Segundo Rubio, a conversa foi “construtiva”, mas ainda incerta.
Ministros da Asean manifestaram preocupação com o aumento das tensões comerciais e defenderam um sistema multilateral mais transparente e justo. Criticaram tarifas unilaterais por intensificarem a fragmentação econômica global.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.