Estados Unidos apontam Pix como exemplo de decisão do Brasil que afetou negativamente americanos

Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira (15) uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil.

16/07/2025 9:19

2 min de leitura

Estados Unidos apontam Pix como exemplo de decisão do Brasil que afetou negativamente americanos
(Imagem de reprodução da internet).

O Pix é uma das denúncias listadas no processo de investigação comercial dos Estados Unidos contra o Brasil, sendo apontado como um caso em que o governo local beneficia o país em detrimento das empresas americanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais em relação aos serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a, favorecer seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo.

Um dos casos mais marcantes dessa competição entre sistemas de pagamento foi o serviço WhatsApp Pay, gerenciado pela Meta, empresa de tecnologia.

Leia também:

Em Brasília, os trabalhos para a criação do Pix iniciaram no BC (Banco Central) antes da pandemia da Covid-19, porém os primeiros detalhes começaram a ser divulgados ao público em 2020.

Em 28 de maio de 2020, o Banco Central divulgou as primeiras normas do Pix, incluindo o processo de homologação das instituições financeiras e o funcionamento das primeiras simulações entre bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em menos de um mês, em 15 de junho de 2020, o Facebook anunciou com entusiasmo o lançamento do sistema de pagamentos da plataforma WhatsApp Pay no Brasil.

O país, aliado, foi o primeiro a disponibilizar esse sistema após testes realizados na Índia. O começo das transferências ocorreria por meio de cartões de outras duas empresas norte-americanas: Mastercard e Visa.

Em 23 de junho, um dia após o evento, o Banco Central e o Cade decidiram suspender as transferências através do aplicativo da empresa fundada por Mark Zuckerberg.

A ocasião, o BC argumentou que era preciso avaliar riscos e ter garantias de que haveria o funcionamento adequado do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro). Do lado comercial, o Cade citava potenciais riscos para a concorrência.

Com o sistema do WhatsApp em operação, o Banco Central avançou com testes para grupos menores e, em outubro daquele ano, iniciou-se o processo de cadastramento das chaves para todas as pessoas físicas e empresas.

Em dezembro de 2020, em 16 de novembro, foi lançado oficialmente o Pix para os clientes de mais de 700 instituições financeiras registradas no sistema. A partir daí, a plataforma do BC se tornou um sucesso entre os brasileiros.

Em março de 2021, a autoridade monetária autorizou o sistema WhatsApp Pay a realizar transferências entre pessoas físicas.

A plataforma da Meta foi oficialmente relançada, contudo, não obteve adesão entre os brasileiros que já utilizavam o Pix de forma popular e intensa.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.