Esquerda retorna às ruas após debater na internet

Propostas de fim à anistia levam à “taxação dos super-ricos”; manifestações de direita atraíram maior público.

07/07/2025 17:31

2 min de leitura

Esquerda retorna às ruas após debater na internet
(Imagem de reprodução da internet).

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) organizou para 5ª feira (10.jul.2025) uma manifestação na avenida Paulista em apoio à taxação dos super-ricos. O evento será realizado após a esquerda abordar o tema nas redes sociais, buscando contestar a classificação de “inimigo do povo” e defensor dos interesses das elites por se opor ao aumento de impostos para indivíduos com alta renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do governo ter mencionado a ideia de “justiça tributária”, o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou materiais que exploravam o impacto dos impostos sobre as pessoas de baixa renda. Grupos de esquerda também se engajaram na campanha, direcionando críticas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos – PB), conhecido como “Hugo não se importa”.

O confronto nas redes sociais, com foco em perfis de esquerda, teve início após a votação pelo Congresso em 25 de junho para revogar o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Uma pesquisa da consultoria Quaest revelou que, entre 24 de junho e 4 de julho, 61% das publicações relacionadas ao tema foram críticas ao Legislativo.

Leia também:

O aumento do IOF constitui uma linha de ações do governo visando elevar a arrecadação e consolidar o Orçamento. O Planalto busca, ainda, aprovar uma reforma do Imposto de Renda que isenta contribuintes com renda até R$ 5.000 e eleva as alíquotas para aqueles com rendas superiores a R$ 50.000. Uma parcela dos parlamentares se opõe à reforma.

Em 2 de julho, durante evento em Salvador, Lula apresentou um cartaz da campanha “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”. A imagem foi publicada em suas redes sociais com a legenda: “Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Boulos busca estimular a mobilização da esquerda. Protestos anteriores contaram com a presença de 5.500 pessoas, como na manifestação de 30 de março contra a anistia dos envolvidos no 8 de Janeiro. É um número inferior ao de 12.400 pessoas que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu na Paulista em 29 de junho em um ato pró-anistia. Foi um dos protestos mais desmobilizados da direita.

Na tarde de segunda-feira (7 de jun), a assessoria de imprensa de Boulos ainda não possuía nomes de autoridades confirmadas para o evento da Paulista.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.