Especialista observa evolução ao analisar o mercado dos clubes: “Não havia nada”

Eduardo Dias, presente na CNN Esportes S/A neste domingo (17), afirma que as mudanças no futebol envolvem a utilização de cursos, ferramentas e decisões…

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em entrevista à CNN Esportes S/A, neste domingo (17), o CEO da Footure, Eduardo Dias, comentou sobre a evolução da análise de dados no futebol brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O especialista ressaltou que os clubes não possuíam estruturas adequadas há poucos anos e como a tecnologia tem transformado a gestão de atletas.

A Footure surgiu em 2017 como um projeto de podcasts e cursos direcionados a admiradores e profissionais que se interessam por estatísticas e análise tática.

LEIA TAMBÉM!

Segundo Dias, naquele momento, a falta de processos e informações era evidente em quase todas as equipes.

Ao entrarmos nos clubes, houve um choque de realidade, pois eles não apresentavam organização, processos ou banco de dados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa, que iniciou com conteúdo analítico, se firmou na formação de profissionais e prestação de consultoria aos clubes.

Eduardo explicou que a demanda por conhecimento resultou na criação da Footure Academy, que forma especialistas em todo o país.

O executivo afirmou que, antigamente, a análise tática era encarada de forma mais básica, mas atualmente adota uma abordagem tecnológica.

A Footure estabeleceu departamentos de scouting e lançou o FootLink, sistema que organiza informações de atletas e simplifica decisões estratégicas.

Previsão de expansão

Segundo o especialista, atualmente os clubes procuram profissionais qualificados para analisar dados e fundamentar contratações.

Os profissionais dos clubes de futebol, inclusive com a nossa participação na formação deles, estão sendo rapidamente incorporados pelas instituições. É notável que alguns clubes já buscam criar seus departamentos de dados, sem uma definição clara de sua utilidade, mas isso representa um processo de mudança em curso.

Eduardo destacou que o interesse do público jovem, influenciado por videogames e esportes americanos, contribui para o aumento do uso de dados nos clubes.

Dias afirma que os tomadores de decisão buscam informações (…) e a oportunidade de crescimento ainda é muito grande.

Ademais, a incorporação de tecnologia ainda enfrenta certo conservadorismo: “Os clubes ainda são muito conservadores e fazem o que o torcedor espera que seja feito.”

Eduardo ainda acredita que a régua de alcance está ligada à nova demanda dos times e que a empresa possui grandes perspectivas de crescimento.

Os clubes iniciam a organização, identificando o perfil de atletas desejado, e os dados auxiliam significativamente nesse processo. Essa é a possibilidade de crescimento que os clubes necessitam.

CNN Esportes S/A

Com Eduardo Dias, CEO da Footure, o CNN Esportes S/A alcança a 104ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa trata dos bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em destaque, os temas mais relevantes do universo do futebol, sob a ótica da economia e dos negócios.

Jovens acompanham menos futebol? Pesquisa revela.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile