Especialista: Julgamento de Bolsonaro avaliará validade da delação de Cid
A defesa contesta a validade da colaboração premiada do ex-ajudante de ordens e de suas consequências, incluindo o prazo para a análise das provas.
O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o plano de golpe concentrará inicialmente questões processuais, como a análise da validade da delação premiada de Mauro Cid e o período destinado às defesas para analisar as provas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No CNN Prime Time, Thiago Bottino, professor da FGV Direito Rio, afirmou que, caso o STF decida rejeitar a delação premiada, isso alteraria significativamente o conjunto de fatos a ser analisado pelos ministros. As defesas almejam não apenas invalidar a colaboração, mas também todos os desdobramentos que dela adviriam.
Bottino destaca que as decisões durante o processo não foram unicamente individuais. As medidas cautelares, como prisões e regimes de prisão domiciliar, foram aprovadas pela Primeira Turma do STF, evidenciando um processo de validação coletiva das determinações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação à dosimetria das penas, o especialista explica que o processo segue uma estrutura específica. A primeira fase estabelece a pena base, considerando antecedentes, reprovabilidade e circunstâncias. Em seguida, são avaliados agravantes e atenuantes, seguidos por causas especiais de aumento e diminuição.
O docente ressalta que, apesar da existência de um roteiro legal para a dosimetria, a individualização da pena possibilita que indivíduos que cometeram o mesmo crime recebam punições distintas, considerando circunstâncias pessoais. As frações de aumento e diminuição não são rigidamente definidas em lei, exigindo fundamentação específica para cada caso.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












